- 26 de novembro de 2024
Índios e o presidente da Funai
Inaê Brandão
Do G1 RR
Presidente da Funai se reuniu com associações indigenas (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)
Presidente da Funai se reuniu com associações indígenas nesta quarta (20) (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)
O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves, se reuniu nesta quarta-feira (20) com representantes de associações indígenas de Roraima para tratar das demandas apresentadas pelas comunidades. O encontro foi realizado na sede da Funai em Boa Vista.
Duas reuniãos foram realizadas, uma com o Conselho Indígena de Roraima (CIR) e outra com a Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur) e a Aliança de Integração e Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de Roraima (Alidicir).
O CIR apresentou ao presidente uma carta com 16 itens. O principal, segundo a assessora do conselho, Maira Wapixana, trata sobre a fiscalização precária nas terras indígenas que facilita o garimpo e invasões na região.
Já o presidente da Alidcir, Anízio Lima, afirmou que representava cerca 21 comunidades na região do município de Pacaraima. "O município tem pontos positivos como a escola, os cursos superiores para os índios, hospital e a facilidade de atendimento de trabalho social no município", destacou.
saiba mais
Presidente da Funai discute sobre comunidades indígenas de Roraima
Entre os pontos negativos, o líder afirmou que a localização do lixão do município é um problema ecológico que atinge as comunidades.
"Todo o lixo cai nos afluentes dos igarapés que vão para as comunidades indígenas. Temos também a questão da venda de terras ilegais. Queremos uma definição para isso com o presidente", disse Lima.
O representante da Sodiur, Altevir de Sousa, destacou que a associação possui planos de ação para incentivar a agricultura e o ecoturismo. "Queremos explorar o ecoturismo dentro das áreas indígenas e dessa forma gerar mais recurso para as comunidades. No setor da agricultura também".
Os representantes esperavam obter na reunião um posicionamento sobre os problemas apresentados. "Esperamos que a Funai apresente soluções para atender as comunidades indígenas visando a economia, porque não adianta a gente ter tanta terra e ficar isolado", disse o presidente da Alidcir.
A reportagem foi informada por um representante da Funai que em razão da agenda do presidente, o mesmo não poderia dar entrevista após a reunião.