- 26 de novembro de 2024
Dois projetos de autoria de servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) foram selecionados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para participar da 1ª Maratona do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A competição, voltada para profissionais da área de Tecnologia da Informação dos tribunais, tem por objetivo desenvolver melhorias para o PJe, ferramenta que permite o acompanhamento e o processamento das demandas em curso em todas as esferas do Poder Judiciário brasileiro. Ao todo, foram selecionados trinta e seis projetos de 14 tribunais brasileiros.
Os projetos selecionados referem-se a aplicações satélites, módulos ou aplicativos para dispositivos móveis. “Destaco a qualidade das propostas e a preocupação em oferecer ótimas soluções para o processo eletrônico”, afirmou o juiz-auxiliar da Presidência do CNJ, Bráulio Gusmão. “O PJe é um sistema em permanente construção, e por muitas mãos”, avaliou.
Nos dias 28 e 29 de janeiro, as equipes selecionadas estarão em Brasília, onde participarão de oficinas presenciais sobre as tecnologias possíveis de utilização no projeto, principalmente no que diz respeito à arquitetura do PJe 2.0 e ao aplicativo local meuPJe.
O produto final a ser desenvolvido deverá ser apresentado pelas equipes na última semana de fevereiro. Os vencedores ganharão um MacBook Pro (1º lugar), iPad Air (2º lugar) e um celular Samsung Galaxy S6 Edge (3º lugar). Cada integrante da equipe terá direito a um prêmio, de acordo com a colocação.
Projetos:
O primeiro projeto diz respeito a notificações judiciais via aplicativo móvel. A proposta do projeto é levar a informação processual de forma instantânea ao usuário. Assim, jurisdicionados e operadores do direito não precisarão mais procurar os andamentos: "a informação vai atrás do usuário, e não o contrário". Esta funcionalidade visa, principalmente, a considerável diminuição no tempo de tramitação do processo, e beneficiará Advogados, servidores, magistrados, oficiais de justiça e todos os envolvidos na tramitação processual.
Além do fator tempo, a melhoria pretende, também, considerável diminuição de impressão em papel, desafogamento no atendimento presencial nos cartórios, disponibilizar informação simultânea para as partes, e não somente ao advogado.
A Equipe é formada pelos servidores Márcio Costa Gomes, Evandro Sanguanini, Wagner Eliakim Luz Lima, Gabriel Silveira Vieira e Paulo Eduardo da Silva Santos.
O outro projeto selecionado trata do Alvará de Levantamento Eletrônico. A proposta desse projeto é facilitar a comunicação judicial com as instituições financeiras, e será realizada, inicialmente, com o Banco de Brasil. A nova funcionalidade permitirá maior economicidade no que se refere à emissão de documentos físicos, celeridade na execução da confecção dos alvarás, confiabilidade na troca de informações e rapidez na prestação de serviço do Judiciário para o cidadão.
A equipe de desenvolvedores deste projeto é composta pelos servidores Márcio Costa Gomes, Wagner Eliakin Luz Lima, Carlos Roberto de Albuquerque Dias, Paulo Eduardo da Silva Santos e Henrique Nascimento Negreiros.