00:00:00

Crime financeiro

PF faz \"Operação Câmbio BVB\" de combate a crimes financeiros em RR.


PF mata um em operação

Do G1 RR

Nesta sexta-feira (8), a Polícia Federal (PF) iniciou a 'Operação Câmbio BVB' com o objetivo de desarticular um esquema envolvendo práticas de crimes financeiros em Boa Vista. Segundo a PF, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de condução coercitiva. Durante a ação, um dos investigados morreu após troca de tiros com a polícia.
De acordo com a PF, os mandados, que foram deferidos pela Justiça Federal após representação do delegado de polícia em Inquérito Policial, foram cumpridos em casas de câmbio irregular e nas residências dos investigados. Uma das casas de câmbio investigadas operava ilicitamente sob fachada de um comércio de água de coco, outras duas em hotéis em Boa Vista, conforme informações da Polícia Federal.
Durante a 'Operação Câmbio BVB' foram apreendidos dólares, euros, bolívares, dólares guianenses e reais que ainda estão sendo contabilizados. Segundo a polícia, a investigação apura crimes de câmbio ilegal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
saiba mais
Homem morre em troca de tiros com a Polícia Federal em Roraima
Sobre a morte de um dos suspeitos, a PF informou que durante um dos cumprimentos de mandado de busca e apreensão e condução coercitiva, houve troca de tiros entre o investigado e a equipe policial. Conforme o relato da polícia, a equipe reagiu e atingiu o investigado, após ele ter atirado em direção aos policiais.
A polícia informou que a arma utilizada pelo suspeito foi apreendida e não possui registro. Além disso, as armas dos policiais também foram apreendidas para perícia. O local investigado foi isolado e houve trabalho pericial para instruir inquérito policial que apura os fatos. Os policiais não se feriram, conforme a PF.
A Polícia Federal explicou que os demais investigados na 'Operação Câmbio BVB' estão sendo conduzidos, interrogados e indiciados, pelo Delegado de Polícia Federal, no artigo 16 da lei 7.492/86, que prevê crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, que preveem penas de até 20 anos de prisão.
Investigado
Um homem identificado como Idalino Moreira Viana, de 53 anos, conhecido como 'Ceará do Coco', morreu durante uma troca de tiros com a Polícia Federal, por volta das 6h (horário local), desta sexta-feira, na Avenida Getúlio Vargas no Centro de Boa Vista. Segundo vizinhos, ele é conhecido por fazer câmbio ilegal de dólar.

Últimas Postagens