00:00:00

Violência contra mulher

Atendimentos no Chame serão retomados na próxima 2ª feira.


Atenção a mulher é retomada
 
O Centro Humanizado de Atendimento à Mulher (Chame) retomará as suas atividades normais na próxima segunda-feira, 11, das 7h30 às 13h30. Ligado a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima, o Chame trabalha a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher.
Conforme a advogada do Chame, Sara Patrícia Farias, além do acolhimento interdisciplinar (psicológico, social, jurídico, de orientação e informação), são promovidas palestras e mediados conflitos familiares em parceria com a Defensoria Pública, como divórcio, dissolução de união, reconhecimento de paternidade/maternidade, ação de alimentos e guarda dos filhos.
“Os municípios do interior também vão receber os atendimentos do Chame. Essas ações são contínuas. Mas nossa preocupação maior é o enfrentamento a violência doméstica”, disse Sara.
Conforme ela, o Chame recebe muitas reclamações sobre os atendimentos prestados pelos agentes, que acolhem a mulher em situação de violência, em todas as esferas, tanto municipais quanto estadual e organizações não-governamentais, principalmente na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).
“Nós vamos sugerir um treinamento e qualificação para um atendimento humanizado, com conhecimento da lei e dos tipos de violência. Muitos profissionais só querem reconhecer a violência física, quando a mulher está machucada. E não é. Tem a violência psicológica, patrimonial, moral e sexual”, explicou.
Sara disse ainda que somente os profissionais especializados reconhecem, por meio de relatos, o tipo de violência que a mulher está sofrendo. Muitas vezes, nem mesmo a mulher sabe que está sofrendo determinado tipo de violência. Segundo Sara, já foi encaminhado documento para a Polícia Militar propondo o treinamento.
“Enviaremos para o Corpo de Bombeiros também. Queremos estreitar os laços com a segurança pública e o juizado especializado e qualificar os profissionais que acolhem as mulheres em situação de violência, com base na Lei Maria da Penha, tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil”, afirmou.
O Chame fica localizado na Rua Coronel Pinto, 524 – Centro (atrás da Assembleia Legislativa de Roraima). O contato também pode ser feito por telefone 3623-2103.

 

Últimas Postagens