- 26 de novembro de 2024
Do G1 RR
A Polícia Militar (PM) de Roraima e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) do estado anunciaram que a PM assumirá o controle de todas as operações da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo a partir desta desta quarta-feira (30). A medida foi tomada após 15 presos escaparem da unidade prisional no dia 24 de dezembro.
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dagoberto Gonçalves, os agentes irão assumir o serviço de vigilância interna e externa da unidade prisional. "Algum filósofo antigo dizia que a força é justa quando ela é necessária.Lá na penitenciária agrícola a força é necessária", declarou.
A força tarefa de apoio ao sistema prisional foi instituída através do decreto 20.192E de 2015. Na prática, a Companhia Independente de Policiamento de Guarda que já atua na parte externa da penitenciária irá assumir o controle de todas as atividades da unidade, entre elas as revistas, triagem e serviços administrativos.
Apesar de assumir o controle, Gonçalves frisou que a PM atuará em parceria com a Sejuc. "O decreto dá poderes à Polícia Militar para atuar em parceria, mas não como subsidiário e sim como protagonista, o responsável pela coordenação do presídio. Os chefes de plantões que eram agentes passam a ser policiais militares, designados pelo comando".
Pouco mais de 200 policiais que já atuam na guarda do presídio serão designados para o trabalho. "Os policiais que atuarão serão os da Companhia e isso não irá afetar o policiamento da capital", garantiu o comandante.
Para o secretário adjunto da Sejuc, Franciso Borges não se trata de uma 'intervenção militar' e sim de uma melhoria da parte operacional com o auxílio da PM. "Os nossos agentes penitenciários continuam desempenhando as suas funções, mas não na direção. Queremos implementar uma metodologia de trabalho com a ajuda da Polícia Militar".(G1 RR)