- 26 de novembro de 2024
Teresa Surita fez balanço de 2015
A prefeita de Boa vista, Teresa Surita (PMDB), foi entrevistada ao vivo no RRTV, jornal da Rede Amazônica em Roraima, afiliada da TV Globo, nesta terça-feira (29) e fez uma avaliação de 2015. A peemedebista também falou o que pretende fazer em 2016, seu último ano de mandato à frente do executivo municipal [veja vídeo acima].
A partir de janeiro, a meta da prefeitura é aumentar o efetivo da Guarda Civil Municipal com a posse dos 80 alunos aprovados no curso de formação. Há cerca de um mês, os alunos procuraram o G1 para denunciar que foram surpreendidos com a notícia de que não tomariam posse.
"A guarda municipal nós já chamamos 80. Os 80 que restam serão colocados a partir de janeiro de 2016, para aumentar o efetivo. Só que tudo com muito cuidado, porque minha maior preocupação é não conseguir manter o salário em dia e pagar a folha no final do mês", declarou.
Durante o último ano de mandato, Teresa garantiu que vai entregar todas as obras que estão em andamento até o mês de abril, fechar 100% das valas, fazer obras de drenagem, trocar iluminação de alguns bairros por lâmpadas de LED e melhorar o asfaltamento que, segundo levantamento da Prefeitura, existe um déficit de 400 quilômetros de asfalto na capital.
"Em janeiro vamos entregar a Praça das Águas e em março vamos entregar a Praça dos Bambus", prometeu.
Saúde
Na saúde, Teresa disse que pretende implantar o horário de 24h de funcionamento em um posto de saúde da capital e até meia noite em outras duas unidades. Está previsto também a reforma e ampliação do Hospital da Criança Santo Antônio, além da compra de equipamentos mobiliários e material hospitalar para as 31 unidades de saúde. As medidas devem custar R$ 19 milhões.
"Vou cumprir com todos os compromissos, como o posto 24h. A reforma do hospital já está acontecendo para ficar melhor o atendimento e a emergência. Lembra que tinha cadeira de plástico? Então, a saúde vai ter uma melhora grande", ressaltou a prefeitura, lembrando da situação ocorrida em 2013, onde crianças foram internadas no corredor em cadeiras de plástico.
As ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya também devem continuar. A meta é, junto com a população, eliminar os criadouros do mosquito. Conforme Teresa, 65% dos criadouros estão dentro das casas das pessoas.
Segurança
Em 2015, a prefeitura fez o 'Mapa Falado da Segurança', onde foram identificados 85 pontos de tráfico, 49 de violência e 7 de prostituição em 13 bairros da capital. Os trabalhos de combate a criminalidade por parte da prefeitura devem continuar. A ideia é fazer parcerias com todos os órgãos de segurança pública.
"Nós temos que continuar atuando, porque essas pessoas vão sair e, quando elas sairem, não podem encontrar a facilidade de continuar", disse ela, destacando uma ação entre a Polícia Civil e Guarda Civil Municipal, onde foram presas várias pessoas ligadas ao tráfico de drogas na vizinhança da Praça Mané Garrincha, zona Oeste da capital.
Concurso
A prefeita disse que o ano de 2016 será um ano difícil para a realização de concurso público, devido ao período das eleições municipais e também em razão da crise financeira. Entretanto, ela acredita que será necessário a realização de concurso em áreas como a educação, por exemplo.
"Quando você faz um concurso público e começa a chamar, você tem que dar todos os direitos. A pessoa assume e a folha aumenta demais. E, agora nessa crise, a gente não pode se comprometer com isso. Agora, vai ter que ter concurso, porque vão ter novas escolas, novas casas mãe, novas creches. Então, eu vou precisar de mais pessoas", destacou.
Administração pública
Teresa considera que 2016 será um ano difícil em relação a liberação de recursos por parte do Governo Federal, tendo em vista a crise política e econômica enfrentada pelo país. Para ela, o planejamento será fundamental.
"Passamos pela crise como qualquer outro lugar, mas o que nos diferenciou para terminar várias obras, para que nossa cidade tivesse qualidade de vida, foi o planejamento que a gente fez durante todo o período de gestão", disse.
Um exemplo destacado pela prefeita foi o calendário de pagamento dos servidores municipais. Nesta terça foi divulgado as datas de pagamento dos servidores ativos e inativos da administração de Boa Vista.