- 26 de novembro de 2024
Emily Costa
Do G1 RR
Presos fugiram da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na zona Rural de Boa Vista, na noite de quinta-feira (24). Conforme agentes penitenciários, ao menos de 10 homens podem ter escapado do presídio, após um túnel de cerca 30 metros ter sido achado na unidade durante a manhã.
Conforme os agentes, os detentos escaparam pelo espaço entre as guaritas seis e sete. Eles também jogaram pedras nas outras guaritas e tentaram invadir a carceragem do presídio, após terem pulado o muro da unidade.
"Por volta das 20h45 eles fugiram da Penitenciária. Depois de terem saído, começaram a apedrejar as guaritas e tentaram entrar na carceragem, mas não conseguiram. Quando o tumulto foi controlado, foi feito uma varredura no perímetro onde eles estavam, mas nenhum detento foi achado", relatou.
Conforme os agentes, uma tentativa de fuga em massa também foi registrada à meia-noite, quando mais de 50 presos tentaram sair da penitenciária usando quatro escadas. Eles foram impedidos pelos policiais militares e agentes que atuam no presídio.
Outra fuga
Na manhã de quinta, presos também conseguiram fugir da unidade após cavarem um túnel de pelo menos 30 metros e enganarem a polícia. Eles escaparam por volta das 4h, após a Polícia Militar ter ido à unidade, mas não localizado o túnel feito para a fuga
egundo agentes, 50 homens podem ter saído do presídio pelo túmel, mas de acordo com o governo apenas os detentos Vicente Pereira Galé, condenado pelo crime de roubo, e Salomão Roberto Moreira, preso do regime preventivo por tráfico de drogas conseguiram fugir. Eles estão sendo procurados pela Divisão de Captura (Dicap).
O que o Governo diz
Em nota ao G1, a assessoria do governo disse que houve uma tentativa de fuga durante a noite de quinta, mas negou que fugas tenham sido constatadas pelos agentes e PMs do presídio.
Inicialmente o governo informou que as visitas de familiares de presos estão ocorrendo normalmente nesta sexta-feira (25), após terem sido suspensas na quinta. No entanto, por volta das 11h (13h de Brasília), o estado disse que a direção da unidade prisional "decidiu suspender as visitas até a segunda ordem".