- 26 de novembro de 2024
Natal e Ano Novo em casa
Do G1 RR
Ao todo, 234 presos que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto em Roraima deixam as unidades prisionais nesta quinta-feira (24) para a saída temporária de Natal. Entre os beneficiados, há 219 homens e 15 mulheres, segundo informou o governo do estado.
O benefício é concedido pela Justiça a presos que apresentam bom comportamento. Entre as regras, o beneficiado deve informar à Justiça o endereço da família com quem ficará hospedado, onde irá se recolher todas as noites. Em 2014, pouco mais de 190 reeducandos tiveram direito à saída temporária.
De acordo com a lei, o benefício da saída temporária é automaticamente revogado quando o condenado praticar fato definido como crime doloso, for punido por falta grave ou desrespeitar as condições impostas na autorização da sua saída. O reeducando também perde o direito caso retorne injustificadamente fora do horário do sistema prisional.
Os detentos das Cadeias Públicas Feminina e Masculina de Boa Vista, Cadeia Pública de São Luiz do Anauá, Casa do Albergado e Centro de Progressão Penitenciária (CPP) começam a sair nesta quarta e devem retornar no próximo dia 30.
A Secretaria de Comunicação do governo informou que o número de pessoas liberadas temporariamente pode aumentar, pois outros pedidos estão sob análise da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima.