00:00:00

Poderes

Xingu: atraso do duodécimo é desrespeito


O deputado Janio Xingu (PSL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima na manhã desta terça-feira, 21, para lamentar o atraso no repasse do duodécimo dos Poderes. Na segunda-feira, 21, o Governo do Estado encaminhou nota à imprensa informando que pagaria de forma integral apenas o duodécimo do Ministério Público do Estado (MPERR) e do Ministério Público de Contas (MPC). Os demais seriam pagos nos dias 30 de dezembro e dia 10 de janeiro.
O deputado classificou o ato como desrespeitoso e disse que em nenhum estado do Brasil ficou sem o repasse constitucional. Xingu ressaltou que o Judiciário precisou bloquear as contas do Estado para poder receber seu duodécimo e lamentou o fato dos servidores do Legislativo não terem recebido seus salários. “O duodécimo é sagrado. Os acordos políticos devem acontecer, mas não comprometendo as instituições, os funcionários que trabalham e nem os deputados. Isso nós não podemos aceitar”, apelou Xingu.
Em aparte, o deputado George Melo (PSDC) disse que recebeu a notícia como uma “punhalada nas costas” e acredita que o Governo do Estado não repassou o duodécimo para que a festa de Natal, que será realizada pela Assembleia no bairro Silvio Botelho, não seja realizada. “Eu entendo que o Governo está dizendo: ‘eu não quero este Natal. Eu não quero a Assembleia no meio do povo’. E olhe que nós fomos muito condescendentes com o Governo. Nós entendemos a situação financeira difícil. Nós fizemos tudo pra ajudar esse governo. E o que nós recebemos no final do ano é justamente uma punhalada nas costas”, criticou o deputado destacando que o evento de Natal será patrocinado por empresários locais.
Xingu acrescentou que a Mesa Diretora tratou com respeito o Governo durante todo o ano, votando e aprovando as matérias encaminhadas pelo Executivo à Casa. “A maioria das vezes eu questionei, o presidente Jalser Renier (PSDC) me convenceu e nós votamos. Mas não contem mais com meu voto em favor do Governo, que não respeita as instituições”, concluiu.
 

Últimas Postagens