- 26 de novembro de 2024
Tartarugas em proteção na Am
O Programa Quelônios da Amazônia, desenvolvido pela Femarh ( Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Ibama ( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), O IcmBio ( Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade) e a Cipa ( Companhia de Policia Ambiental) entrou na quarta etapa com a troca das equipes de manejo que permanecerão na baixo rio Branco até o dia 28 de dezembro.
As equipes que permaneceram até o dia 12 de dezembro asseguraram e monitoraram a postura de 530 tartarugas que fizeram a postura de cerca de 49 mil ovos nas praias dos tabuleiros de Santa Fé 1,2,3 e 4, Praia do Araçá, praia da Gaivota, Matá-matá, Maú 1,2e 3 praia da Capivara e Aricurá.
Nesta etapa as equipes saem do acampamento todas as manhãs e percorrem os tabuleiros de desova em busca de novos ninhos que são marcados com a data da postura, local da desova, e, por amostragem algumas covas são abertas para a contagem dos ovos.
O período de postura vai até janeiro. Em fevereiro já começam a nascer os primeiros filhotes das ninhadas postas no final do mês de novembro e início de dezembro.
As equipes destas instituições permanecerão na área de manejo até o nascimento dos últimos filhotes, que deve acontecer no mês de fevereiro de 2016.