- 26 de novembro de 2024
Pedro Fernandes, o homenageado
Ao passar pela Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, onde milhares de crianças nascem todos os anos ou mesmo por dentro da Universidade Federal de Roraima, onde centenas de profissionais se formam, quase ninguém lembra que por trás dessas obras tão importantes para a sociedade roraimense há um idealizador, Pedro de Souza Fernandes, arquiteto e urbanista mais antigo de Roraima. A homenagem será dia no 18, às 19h, na Casa de Petita Brasil (próximo à Orla Taumanan), oportunidade em que os arquitetos e urbanistas comemoram a data de 15 de dezembro dedicada à profissão.
O arquiteto construiu obras da capital e do interior, como por exemplo, o antigo Cine Super K, Quartel da PM de Caracaraí, Mercado Municipal Romeu Caldas, Cartório Deusdeste Coelho, Pesque e Pague do Sulivan, obras de habitação da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) e a Usina de Pasteurização do Leite. Citou que quando Robério Araújo foi prefeito de Boa Vista (1987-1989), começou o projeto embrião que hoje leva o nome de Complexo Airton Senna, entre muitas outras obras.
São obras antigas e que já contemplavam as tecnologias de conforto, inovação, iluminação e ventilação adaptadas ao clima de Roraima. Ele conta que até hoje se alegra por ter produzido obras que seriam constantemente frequentadas pela sociedade roraimense, como por exemplo, o antigo Cine Super K da avenida Major Williams.
Como a maioria dessas edificações recebe muita gente até hoje, a exemplo da Feira Romeu Caldas, ele se sente realizado na profissão, pois acredita que contribuiu e deixou a marca em cada projeto. Outra obra de orgulho que se lembra é a Usina de Leite (Codesaima), à época o Governo de Roraima distribuía leite pasteurizado à população, além das casas populares que levam a assinatura de Pedro Fernandes.
O arquiteto é roraimense e formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e desde 1974 se dedica à profissão e ao conforto de pessoas com aplicação das tecnologias da arquitetura. Já foi secretário municipal de Obras, arquiteto do Tribunal de Justiça e atualmente é conselheiro suplente do CAU/RR. Faz trabalhos técnicos por meio do escritório Fernandes Arquitetura no Bairro São Francisco.
“Tenho orgulho de ser roraimense e ter ajudado na construção de relevantes obras para a sociedade. Sinto que consegui cumprir minha missão como arquiteto. Me sinto um privilegiado por isso”, disse Fernandes.
Homenagem aos Pioneiros
Para a arquiteta e urbanista Perpétua Barbosa, presidente em exercício do CAU/RR, homenagear os pioneiros também é forma de valorizar as influências arquitetônicas trazidas com a imigração à cidade de Boa Vista. Cita que muitas pessoas ajudaram a construir Boa Vista. São famílias como: Mota, Brasil, Magalhães, Dias, Cruz, Pinheiro, Souza Cruz, Vasconcelos, Cavalcante, Duarte, Terêncio Lima, Sampaio, Matos, Rodrigues, Melo, Queiroz, Souto Maior, Lago, Fraxe, Figueiredo, Abdala e a Xaud.
Com idade de 87 anos, Jamil Xaud lembra bem da época que seu pai Abrahim Xaud chegou à Roraima vindo da Síria em 1920. Trouxe na mala esperança de dias melhores com as vendas de aviamento para garimpeiros. Fundou a loja que hoje recebe o nome de Shopping Fortaleza na avenida Jaime Brasil e que constitui histórias de vidas do comércio da Capital.
Jamil Xaud ajudou na construção do primeiro estádio de futebol “João Mineiro” – hoje só resta um portal da obra na praça que fica em frente da maternidade Nossa Senhora de Nazaré. O pioneiro também já foi governador interino a época do Território Federal do Rio Branco. São histórias que serão lembradas durante a celebração em homenagem do dia dedicado ao Arquiteto e Urbanista 15 de dezembro, que será comemorado no dia 18/12 na Casa de Pepita Brasil, às 19h.
PROGRAMAÇÃO
18 de dezembro
Baile dos Arquitetos
19h00 – Recepção de convidados ao som ambiente: Cantora Cláudia Lima e o músico Orlando Jr.
- Mostra de Arquitetura e Urbanismo;
20h00 – Abertura
- Vídeo do Casarão de Petita Brasil (7 minutos);
- Homenagem ao primeiro arquiteto de Roraima, Pedro Fernandes;
- Apresentação Cantora Lourdinha Ferreira – Hino Cultural do Estado “Roraimeira”
- Homenagem às famílias pioneiras que trouxeram influências arquitetônicas para Roraima.
21h10 – Pronunciamentos
21h40 – Coquetel
22h00 – Baile Dançante com a Banda Baillare