- 26 de novembro de 2024
Trânsito com mais fiscalização
Emily Costa
Do G1 RR
Com o objetivo de reduzir os altos índices de acidentes nas avenidas de Boa Vista, o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) iniciou nesta semana um reforço nas ações de fiscalização da capital.
Segundo o chefe de divisão de fiscalização do Detran, Vilmar Florêncio, o primeiro local escolhido para iniciar as ações, que serão mantidas por tempo indeterminado, é a Avenida Ville Roy, na zona Norte da capital.
"Verificamos que muitos motoristas andam em alta velocidade nessa avenida, que ainda não dispõe de pardais ou dispositivos que possam fazer a aferição de velocidade. Então, o que nos cabe é fazer com que os condutores diminuam a velocidade. Um dos mecanismos encontrados para isso foi montar alguns pontos fixos, com uso de cones e viaturas para alertar os motoristas", detalhou Florêncio.
Conforme o chefe de divisão, os locais onde as bases de fiscalização são mantidas na Avenida foram escolhidos com base em diversos critérios.
"Colocamos os cones em pontos visíveis, para que os motoristas se mantenham atentos nos trechos em que costuam exceder o limite de velocidade. Apesar disso, desde o início da ação, na terça-feira [24], um condutor passou pela via em tão alta velocidade que levou um dos cones. Esse episódio só reforçou mais ainda a importância de intensificar a fiscalização no local", pontuou.
Ainda de acordo com ele, a ação foi iniciada na avenida Ville Roy, mas deverá ser estendida em breve a diversos outros pontos da capital onde são registrados os maiores índices de acidentes.
"Em todos esses locais, iremos fiscalizar o uso do cinto de segurança e de telefones ao volante, que são as ocorrências mais corriqueiras. Além disso, nos casos em que os motoristas cometerem abusos ou excessos, eles serão abordados e até multados pelos agentes de fiscalização", afirmou.
Índices de acidentes
Segundo números do próprio Detran, somente nos primeiros seis meses deste ano foram registrados 2.342 acidentes no estado, contra 1.966 ocorridos no mesmo período de 2014. O dado representa uma alta de 19% nos índices de acidentes ocorridos neste ano.