- 26 de novembro de 2024
CNJ condecora TJ/RR
O Conselho Nacional de Justiça condecorou o Tribunal de Justiça de Roraima com o selo Ouro Justiça em Números. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, (24), durante o 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília, que reúne os presidentes de todos os tribunais brasileiros. O selo possui quatro categorias: Diamante, Ouro, Prata e Bronze.
Na avaliação dos agraciados, foi levado em conta itens como nível de informatização do tribunal, uso de relatórios estatísticos para o planejamento estratégico e cumprimento das resoluções do CNJ alinhadas à gestão da informação. Os prazos de preenchimento e a consistência dos dados também foram avaliados.
São considerados tribunais com nível de excelência na gestão da informação: aqueles capazes de extrair dados analíticos de todas as unidades judiciárias em sistemas padronizados de acordo com as regras das Tabelas Processuais Unificadas (Resolução nº 46/2007) e nos padrões do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) do Conselho Nacional de Justiça.
Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Almiro Padilha, o resultado reflete o trabalho e o esforço concentrado de magistrados e servidores e de todos os órgãos da instituição. “Esta conquista é a prova de que estamos trabalhando corretamente, pois assim os números falam. Nosso próximo passo é a conquista do primeiro lugar no CNJ em números e, desde já, estamos focados neste objetivo”, destacou Padilha.
O 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário acontece no período de 24 a 25 de novembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF. Durante o evento, os presidentes dos 91 tribunais brasileiros, sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vão estabelecer as metas do Judiciário para 2016, de acordo com os macrodesafios do Poder Judiciário para o período de 2015 a 2020.
Justiça em Números
Este ano, o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima foi destaque no ranking dos Tribunais de Pequeno Porte do País. É o que revelaram os dados do Relatório Justiça em Números, 2015 (ano base 2014), do Conselho Nacional de Justiça, divulgados em setembro. O levantamento mostrou que o TJRR subiu do 25º para o 7º lugar na colocação, considerando todos os Tribunais Estaduais; e da penúltima para a 3ª colocação entre os 12 Tribunais de pequeno porte, ficando à frente de estados como Acre, Paraíba e Mato Grosso do Sul.
Justiça em Números é o nome do anuário estatístico da Justiça produzido pelo CNJ com informações prestadas pelos tribunais brasileiros. O objetivo do prêmio é incentivar os tribunais a aperfeiçoar a qualidade das informações que alimentam o Justiça em Números, com base em dados confiáveis sobre movimentação processual, despesas e pessoal.