- 26 de novembro de 2024
Boa comida em discussão
Entre os meses de novembro e dezembro, a gastronomia de Roraima será o foco das ações do Sebrae. A proposta é fomentar a atividade que gera renda, atrai turistas e também fortalece a cultura local.
A I Semana Roraimense de Gastronomia será realizada no período de 26 de novembro a 05 de dezembro. Cerca de 20 empresas locais irão participar da programação, oferecendo um cardápio diferenciado que valoriza ingredientes e receitas locais.
A proposta da Semana é consolidar o trabalho desenvolvido pelo Sebrae com o Festival Gastronômico que fomentou o desenvolvimento da atividade no Estado. “Com o Festival Gastronômico chamamos a atenção da sociedade e do empresariado local para a importância dessa atividade como fonte geradora de emprego, renda e principalmente, como elemento que destaca e valoriza a cultura do nosso Estado. A partir do Festival, as pessoas passaram a entender o que é a gastronomia e como explorar os potenciais dessa atividade, agregando sabores típicos da nossa região. O resultado desse investimento é que, só este ano, Boa Vista sediou três eventos específicos de Gastronomia. Portanto, nossos objetivos com o Festival foram alcançados e temos agora a chance de desenvolver novas atividades, como a Semana Roraimense de Gastronomia”, explicou Luciana Surita, Superintendente do Sebrae em Roraima.
Na Semana, o foco serão as empresas locais que integram os projetos desenvolvidos pelo Sebrae. São empreendimentos que participam de capacitações e que recebem o suporte técnico ofertado pelo Sebrae. “Essas empresas já possuem um entendimento de como trabalhar a gastronomia local e de como explorar esse elemento turisticamente, atraindo e cativando novos consumidores. Para a Semana, cada uma delas irá desenvolver pratos especiais, que respeitem as características do seu empreendimento, mas que buscam principalmente, destacar os sabores típicos do Estado, contribuindo para a consolidação da cultura gastronômica de Roraima”, explicou Hélio Zanona, analista do Sebrae e coordenador da Semana.
Para as empresas, existem outras vantagens. O Sebrae irá produzir materiais específicos de divulgação dos cardápios que serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade, estimulando que tanto a população local, quanto quem visita a cidade, vivencie a experiência de saborear os pratos criados especialmente para a Semana. Esse material também estará disponível para acesso na internet. “Em época de crise, onde o setor de alimentação fora do lar também sente uma redução no seu volume de vendas, ter esse suporte pode ajudar a atrair a clientela”, afirmou Hélio.
E quem mais ganha com a Semana, são os consumidores que, além de encontrar estabelecimentos prontos para recebê-los, poderão usufruir dos prazeres proporcionados pela gastronomia. “A Semana é um convite ao prazer da degustação e um evento, onde quem já vive aqui vai se identificar com os sabores típicos da região, e quem visita, poderá conhecer o que Roraima oferece de melhor nessa área”.
Capacitações
Para contribuir com o desenvolvimento técnico do setor, o Sebrae promoverá de 2 a 4 de dezembro, um ciclo de oficinas e palestras sobre Gastronomia. As atividades serão desenvolvidas em parceria com o SENAC/Roraima que é co-realizador do evento. A programação completa, bem como o cardápio desenvolvido pelas empresas participantes da Semana, será divulgada em breve.