00:00:00

Linhão de Tucuruí

Comitiva de Roraima fala com ministros e vice-presidente da República.


Deputados defenderão Tucuruí
 
Em mobilização coordenada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jalser Renier (PSDC), uma comitiva formada por deputados estaduais, pela bancada federal roraimense, Governo estadual, vereadores de Boa Vista, representantes do Poder Judiciário e órgãos de fiscalização, da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Roraima), do Parlamento Amazônico, da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) e da Câmara Distrital serão recebidos pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e pelos ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga, e da Justiça, José Eduardo Cardozo.
As audiências acontecerão na quarta-feira, 18, em Brasília, e a pauta principal será a continuação das obras do Linhão de Tucuruí, interrompida em 2013 pela justiça por falta de consulta aos indígenas da reserva Waimiri-Atroari. A obra interliga Roraima ao Sistema Integrado Nacional de Energia, por meio de um linhão que sai de Manaus e passa pela reserva indígena.
De acordo com Renier, houve apoio de diversos políticos para que as audiências em Brasília fossem agendadas e que, instituições e políticos do Estado e da região Norte estão unidos em prol da resolução do problema.
“Essa não é bandeira política de A ou B. Todos são importantes na engrenagem desse projeto. Essa novela não terá ator principal, é um movimento da Assembleia, mas também um movimento popular, das forças políticas do Estado, envolvidas no propósito de fazer o bem comum. De levar a sociedade o cumprimento do nosso dever”, afirmou Renier.
Ele lembrou também que será debatido com as autoridades o reajuste na tarifa de energia, autorizado pela Aneel (Agencia Nacional de Energia Elétrica) em mais de 40%. Para Jalser, enquanto o Estado for abastecido pela energia comprada da Venezuela não há justificativa para o aumento.
A preocupação, segundo o presidente, é que o mérito da ação civil pública impetrada pelo Procon da Assembleia seja julgado favorável e o reajuste anulado em definitivo. Ele explicou que hoje, o reajuste está suspenso por força de uma liminar concedida a uma ação popular movida por deputados da bancada federal roraimense.
A notícia foi dada por Jalser, em coletiva concedida à imprensa na manhã desta segunda-feira, 16, com a presença dos deputados Angela Águida Portela (PSC), Coronel Chagas (PRTB), Marcelo Cabral (PMDB), Janio Xingu (PSL), Evangelista Siqueira (PT), Francisco Mozart (PRP), Lenir Rodrigues (PPS), além dos vereadores Sandro Baré (PDT), Renato Queiroz (PPS) e do presidente da Câmara de Vereadores de Boa Vista, Edilberto Veras (PP).
Estão confirmados na comitiva os senadores, deputados federais, parlamentares estaduais de Roraima e do Amazonas, vereadores de Boa Vista, a procuradora geral do Ministério Público Estadual, Elba Amarantes; o promotor de justiça Ademir Telles; o procurador geral do MPC (Ministério Público de Contas), Paulo Sérgio; o presidente da OAB-RR, Jorge Fraxe; os presidentes do Parlamento Amazônico, Sinésio Campos (PT-AM); e da Unale, Sandro Locutor (PPS-ES); além do deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP).
Serão convidados ainda representantes do Governo estadual, do Tribunal de Justiça de Roraima, do Tribunal de Contas de Roraima, e prefeitos e vereadores do interior do Estado.

 

Últimas Postagens