00:00:00

Internet

Jovem xinga Suely de \'égua\' na web e vai parar na delegacia.


Agressão na web contra Suely

Inaê Brandão e Valéria Oliveira
Do G1 RR

Um comerciante de 24 anos, morador da Vila de Entre Rios no município de Caroebe, Sul de Roraima, foi convocado para prestar depoimento na Polícia Civil nesta quinta-feira (12) após ofender na web a governadora do estado, Suely Campos (PP). Ela acionou advogados após tomar conhecimento da ofensa. As informações foram fornecidas ao G1 por um policial que preferiu não se identificar.
Na publicação feita em uma rede social, o jovem chamou a chefe do Executivo de 'égua' e se mostrou insatisfeito com a administração dela. "Só os babão elogiando! O estado quebrado e esta égua gastando com festa (sic)". O comentário era referente à realização da 39ª edição da Exposição Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr).
Em depoimento à polícia, o jovem confirmou que fez o comentário recentemente, mas não soube informar a data precisa da publicação. Segundo o policial, o comerciante contou que estava on-line quando várias pessoas comentavam a realização da feira, umas elogiando e outras criticando.

No Facebook, o comentário foi apagado, mas uma cópia foi anexada ao Termo Cirunstanciado de Ocorrência (TCO) assinado pelo jovem, que também foi usada como prova das ofensas praticadas por ele contra Suely Campos.
saiba mais

"Ele se exaltou e disse que ela era uma 'égua'. Que o estado estava quebrado e a governadora estava gastando com festas. Disse que fez isso porque estava descontente com o trabalho do governo com relação à educação, saúde e estradas", lembrou o policial.
No depoimento, o rapaz disse ainda que estava arrependido e que pediria desculpas à Suely Campos por tê-la ofendido, mas não pelas críticas feitas ao governo.
O delegado de São João da Baliza, João Luciano, foi quem fez o procedimento e confirmou à reportagem que o caso ocorreu. Ele informou que Suely teve conhecimento da publicação e através de um advogado apresentou uma representação criminal por injúria e difamação.
Um TCO foi lavrado e o jovem liberado. O delegado disse que não teceria mais comentários sobre o caso, que foi encaminhado para a Justiça. A reportagem tentou falar com o advogado do jovem intimado a depor, mas o telefone dele estava desligado.

O que o governo diz

Em nota, a Secretaria de Comunicação do Governo de Roraima esclareceu que o caso está sendo acompanhado pelos advogados particulares da governadora, pois se trata de uma ofensa pessoal que caracteriza crime contra a honra.
Ainda de acordo com a nota, "a cidadã Maria Suely Silva Campos exerceu o direito de comunicar o fato à autoridade policial, como, aliás, qualquer outro cidadão deve fazer, pois atitudes como a que ora se comentam estão virando rotina nas redes sociais, onde pessoas de bem são injustamente atacadas e humilhadas, sofrendo inclusive ameaças".
"Como cidadã e governadora, Suely Campos respeita e defende a liberdade de expressão, mas esse direito encontra limites na própria lei, que considera crimes ofensas à honra e à imagem, situações que devem ser prontamente reprimidas pelas autoridades competentes, para a devida reparação do dano", conclui a nota.

Últimas Postagens