- 26 de novembro de 2024
Alistamento de eleitor jovem
Com o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral de jovens, ampliando a participação deles nas eleições, a Justiça Eleitoral roraimense convida os adolescentes de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, a participar da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, que ocorrerá de 16 a 20 de novembro em todo o Estado.
Em Boa Vista, os jovens que moram a partir do bairro Buritis em direção à zona oeste da cidade, devem procurar a 5ª Zona Eleitoral (ZE), na avenida Nazaré Filgueiras, 2077, Pintolândia. Os adolescentes moradores do bairro Pricumã em direção ao Centro, devem comparecer na 1ª ZE, na avenida Santos Dumont, 760, São Pedro. Além da capital, existem zonas eleitorais em Caracaraí (2ª ZE), Alto Alegre (3ª ZE), São Luiz do Anauá (4ª ZE), Mucajaí (6ª ZE) e Pacaraima (7ª ZE). O expediente funciona das 8h às 15h.
Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Mauro Campello, o Jovem Eleitor tem sua origem no programa Meu 1º Voto, inédito na Justiça Eleitoral roraimense no biênio 2003/2005, o qual procurou conscientizar o jovem de 16 e 17 anos sobre a importância do voto para a democracia. “A inclusão dessa parcela da sociedade no cadastro eleitoral possibilita uma revolução nos próprios candidatos na garantia, implantação e defesa de seus direitos fundamentais”, destacou.
Ônibus Itinerante
A Justiça Eleitoral irá disponibilizar ainda um ônibus itinerante para atender os adolescentes de Boa Vista. Nos dias 16 e 17 de novembro, o atendimento será na escola Maria dos Prazeres Mota, na rua Tambaqui, 707 - Santa Tereza. No período de 18 a 20 de novembro, o ônibus estará na escola Maria das Neves Rezende, na rua Lindolfo B. Coutinho, 464, Asa Branca.
Documentação
Para tirar o primeiro título de eleitor, basta comparecer ao cartório eleitoral da sua região ou no ônibus disponibilizado pelo TRE-RR, levando um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado, acompanhados de cópias. Além da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, os interessados em votar nas Eleições Municipais de 2016 podem se alistar na Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio do ano que vem, 151 dias antes do pleito.
Estatística
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de setembro deste ano comprovam que há no país 1.234.355 eleitores de 16 e 17 anos habilitados a exercer sua cidadania por meio do voto. Atualmente, Roraima possui 303.449 eleitores. No último perfil do eleitorado divulgado pelo TSE em 2014, existiam no Estado 9.618 eleitores aptos a votar nessa faixa etária.
Os jovens de 16 e 17 anos não são obrigados a votar, mas já têm o direito garantido pela Constituição Federal. Em seu artigo 14, a Carta Magna estabelece que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos” e que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.
Os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016 (data do primeiro turno das eleições municipais), também poderão escolher os seus representantes. No entanto, só poderão tirar seu primeiro título no ano que vem.