00:00:00

Suely faz trocas

Cida Lacerda assume e anuncia descentralização da Secom.



Mudanças não alteram ações
 
Na tarde desta sexta-feira (6), a governadora Suely Campos (PP) anunciou alterações na Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar (PM), Secretaria de Comunicação (Secom), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Rádio Roraima, mudando titulares e adjuntos.
Das cinco alterações, três foram mudanças internas de profissionais que já ocupavam algum cargo no governo. O delegado Maique Evelin deixou de ser adjunto da delegacia geral para assumir como adjunto da Sesp; Eduardo Castilho, que estava como auxiliar da Sesp, foi empossado como diretor do Detran. Ivo Gallindo, que era responsável pela Secom, assumiu a direção da Rádio Roraima, estatal do governo.
À frente da Secom, o governo empossou a jornalista Cida Lacerda. Na PM, o coronel Dagoberto Gonçalves assumiu o comando. As mudanças, conforme o governo, são 'ajustes necessários à otimização da prestação de serviços públicos à comunidade'.

Mecanismos para reduzir a violência

Entre as ações previstas para a PM, o novo comadante geral, disse que vai implantar em todo o estado o trabalho de polícia comunitária. A ideia é ter conselhos que deverão atuar diretamente com a população na redução e prevenção de crimes e reforçar as equipes até dezembro.
Adjunto da Sesp, Maique Evelin e comandante da PM prometerem reduzir indíces de criminalidade (Foto: Valéria Oliveira/G1 RR)
Adjunto da Sesp, Maique Evelin, e o comandante da
PM prometeram reduzir índices de criminalidade

"Vamos fazer uma reengenharia na PM. Neste fim de ano, vamos maximizar o policiamento. É a comundade que nos pauta na forma de trabalhar. Os policiais serão distribuídos por bairros e setores. Não vai ter somente a ronda, eles vão conversar com a população", destacou Gonçalves.
Sobre o reforço na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) e evitar novas fugas, o coronel disse que o desafio é fazer estratégias para coibir a escavação de túneis na unidade, pois para ele, este é um novo 'método' usado pelos detentos para escapar da unidade.

"Nossas guaritas estão praticamente todas ocupadas. Então, teremos que redobrar a atenção, pois os presos não fogem mais por cima", frisou.
Como adjunto da Sesp, Maique Evelin disse que vai implementar e efetivar estatísticas para atuar de maneira pontual no combate aos crimes. "Vamos avaliar toda a situação para, através da 'mancha criminal', focar na redução de índices", disse.
No Detran, a meta de Castilho é reduzir o número de acidentes por meio de ações educativas. "Vamos dar continuidade ao calendário que estava traçado e em 2016 pretendemos diminuir o número de acidentes por meio da blitz educativa", ressaltou.
Descentralizar o trabalho da Secom

Como primeiro ato após assumir o cargo, a jornalista Cida Lacerda pretende descentralizar o trabalho na Secom. Conforme ela, a partir de agora, cada secretaria do governo terá um jornalista responsável por cada pasta.
"Nesse primeiro momento, o que posso adiantar é que vamos trabalhar na descentralização da comunicação do estado. Ou seja, em cada secretaria nós teremos jornalistas com afinidades com as respectivas pastas. Esse vai ser o primeiro passo", concluiu.(Valéria Oliveira/Do G1 RR)

Últimas Postagens