00:00:00

Política salarial

Sindicalistas discutem negociação salarial em seminário em São Paulo.


Sinjoper defende liberdades

O presidente do Sinjoper (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima), Gilvan Costa, participa nesta sexta-feira e sábado, 6 e 7 de novembro, do 2º Seminário Sindical de Negociação, que está sendo realizado em São Paulo-SP. O evento é promovido pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), em parceria com o SJSP (Sindicato dos Jornalistas de São Paulo), com o apoio da FIJ (Federação Internacional dos Jornalistas).
O evento tem a participação de representantes de quase todos os estados e visa uma melhor preparação para as campanhas salariais da categoria em 2016.
"É um espaço importante para contribuir na formação e capacitação dos nossos quadros e no fortalecimento do movimento sindical dos jornalistas em todo país", destaca o presidente da FenajJ e vice-presidente da FIJ, Celso Schröder.
A programação contará com uma palestra sobre a conjuntura econômica e política do Brasil e sobre os aspectos jurídicos da negociação coletiva, com um representante da Justiça do Trabalho, e com um panorama das negociações coletivas no Brasil, a ser apresentada por especialistas do Departamento Intersindical de Estudos Econômicos e Sociais (Dieese).
"É um passo importante para todos os sindicatos começarem ou retomarem a negociações salariais nos estados. Daqui sairão orientações importantes para a garantia de um reajuste digno para os profissionais de imprensa em 2016", destacou Gilvan Costa, presidente do Sinjoper (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima).
Posteriormente, grupos de trabalhos com representantes dos sindicatos, reunidos por regiões, traçarão um panorama das negociações dos jornalistas e dos principais problemas enfrentados pela categoria e avanços conquistados nas negociações coletivas nos últimos anos.
Ao final será definida uma nova pauta-padrão para os jornalistas brasileiros, sob coordenação da Fenaj.
Manifestação
Os participantes do seminário participaram no início da tarde desta sexta-feira, 6, de uma manifestação em frente à representação da Presidência da República, em São Paulo. Representantes da Fenaj, FIJ e sindicatos de jornalistas de todos o país, protestam contra a impunidade em crimes contra os profissionais de imprensa e pela aprovação do Projeto de Lei que federaliza esses crimes.

Últimas Postagens