- 26 de novembro de 2024
Novo reitor tem sangue indígena
Emily Costa
Do G1 RR
Com 476 pontos - o equivalente a 32% dos votos - o professor Jefferson Fernandes venceu a eleição para reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), na noite dessa quinta-feira (5), em Boa Vista. Fernandes, que é descedente de índios da etnia Macuxi, é o primeiro roraimense eleito para o cargo. Ele e o vice-reitor professor Américo Lyra serão empossados em março de 2016.
Filho de um servidor público e de uma doméstica, Fernandes, de 51 anos, nasceu na antiga Vila do Surumu, que hoje faz parte do território da Terra Indígena Raposa Serra Sol (TIRSS). Por conta origem indígena e do histórico em universidades públicas, o professor quer promover uma educação gratuita de qualidade e investir, de forma prioritária, no ensino de indígenas.
"Acredito que práticas pedagógicas mais adequadas devem ser estimuladas na nossa instituição, porque os alunos indígenas aprendem de uma maneira diferente da nossa. Eles têm o tempo deles, o entendimento deles e a cultura deles, por isso devem ser alvos de programas específicos", frisou, acrescentando ter 'sensibilidade pela questão indígena'. "Passei boa parte da minha vida tendo esse contato com os índios, então sei muito bem como lidar com essa questão".
saiba mais
UFRR promove último debate entre candidatos à reitoria da instituição
Universidade Federal de RR promove debate entre candidatos à reitoria
Cinco chapas concorrem à reitoria da UFRR
Ele também disse que assim que assumir a reitoria, pretende qualificar o corpo técnico da instituição, investir na humanização do ensino e na relação dos alunos com a universidade. Atualmente, a professora Gioconda Martínez ocupa o cargo de reitora da UFRR.
"Entendemos que dando um salto de qualidade no corpo técnico, conseguimos elevar o nível de atendimento instituicional. Além disso, pretendemos melhorar o ambiente físico da UFRR para atrair os alunos e mantê-los lá, evitando assim a evasão dos estudantes. Fazendo isso no primeiro ano de mandato, já poderemos colher bons resultados no segundo ano", afirma.
Sobre ser o primeiro roraimense a ser eleito para o posto de reitor, Fernandes considera que a instituição precisa criar a 'cultura acadêmica a partir dos pequenos'.
"A universidade precisa melhorar a qualidade do profissional que forma e isso começa desde as bases. Por isso, vamos investir em bolsas para a Eagro [Escola Agrotécnica da UFRR] e no Colégio de Aplicação, para levar esses alunos à graduação e depois à pós-graduação. Só assim, vamos 'alimentar' os mestrados e doutorados que UFRR já oferta e ainda irá ofertar", encerrou.
Reitor e vice-reitor
Jefferson Fernandes é professor Doutor do curso de Agronomiae tem mais de 20 anos dedicados à UFRR. Já o Vice-Reitor, Américo Lyra é professor Doutor e Coordenador do Curso de Relações Internacionais da UFRR. É Natural de Brasília. Ambos foram eleitos pela chapa 'Amanhecerá: Diálogo e ReNovAção' e devem gerir a UFRR entre 2016 e 2019.