- 26 de novembro de 2024
Roraima terminai vacinação
Do G1 RR
A campanha de vacincação contra febre aftosa da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) termina neste sábado (31). A meta da ação é conseguir vacinar todo o rebanho do estado e, segundo a Aderr, mais de 450 mil doses de vacina foram vendidas.
A pecuarista Sileide Sá possui 60 cabeças de gado e sabe a importância de ter o rebanho vacinado contra a febre aftosa. "Isso é prioridade para mim e meus vizinhos. O correto é vacinar para o estado ficar livre da doença", garantiu.
Para o empresário José Lopes, as vendas de vacinas ultrapassaram as das campanhas dos anos anteriores. "Os pecuaristas estão cumprindo as metas e se depender do produtor nós vamos passar para 'livre com vacinação', porque nós vamos ter um dos maiores índices de imunização de todos os tempos", afirmou.
Um dos principais objetivos a serem alcançados com a vacinação é a mudança do status de risco de Roraima em relação a aftosa. Segundo a Aderr, com o estado livre da aftosa novos mercados se abrirão para a carne roraimense.
saiba mais
Campanha contra a aftosa em RR se encerra no sábado (31)
"Nos primeiros 15 dias nós já estávamos com 450 mil doses vendidas, então a gente acredita que deste período para cá as vendas tenham aumentado. E nós temos acompanhado isso. Então, as vendas estão normais, dentro do esperado", disse Vicente Barreto, presidente da Agência.
Com o término da ação, os criadores têm até 15 de novembro para atualizar o cadastro junto à Aderr. "A multa é uma consequência do não cumprimento da legislação, mas a função principal da agência é certificar, dar qualidade a esses produtos para que eles possam ocupar mercado, para assim fortalecer a economia do estado. Não só do setor da carne, mas de outras atividades pecuárias também e principalmente com isso gerar qualidade e segurança alimentar", finalizou Vicente.