00:00:00

Na Assembléia

Palestras de prevenção e cuidados com a saúde


Aos 57 anos de idade, a servidora pública Denise Dantas Barroso afirmou que desde sempre é preocupada com a saúde e isso se intensificou aos 45, quando passou a fazer o autoexame das mamas. “Costumo fazer todos os anos, até porque tenho caso de câncer na família”, ressaltou.

Na preocupação em aprender sobre os cuidados com o corpo, ela esteve presente na manhã desta segunda-feira, 26, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), onde participou de vários atendimentos e acompanhou palestras sobre Prevenção e Combate ao Câncer e Autoresponsabilização da Mulher pela Saúde.
“Muitas pessoas não têm essa oportunidade como nós temos aqui hoje. Isso é muito gratificante”, destacou Denise, ao falar sobre as ações dentro do Outubro Rosa, na Assembleia. A servidora alertou para os cuidados contínuos com a saúde, independente do mês.
As palestras fizeram parte da programação Outubro Rosa, elaborada pela Procuradoria Especializada da Mulher, do Centro Humanitário de Apoio a Mulher (Chame); juntamente com a Escola do Legislativo (Escolegis), órgãos ligados a ALE-RR, em parceria com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer.
Com o tema “Autoresponsabilização da Mulher pela Saúde”, a psicooncologista Rejane Andrade abordou temas relacionados à autoestima feminina. “Procuramos alertar, refletir transformações em ações de fato”, disse. A proposta do encontro foi discutir as atitudes de cada mulher em relação aos cuidados de si. “Com isso, ela se antecipando a doença, podemos dificultar esse processo [do desenvolvimento do câncer] da melhor forma possível”.
Rejane alertou que, “quanto mais a mulher cuida de si própria, mais ela mostra autoestima e se dá prioridade. É um senso de responsabilidade, de amor a vida”.
A presidente da Liga, Magnólia Rocha, se sentiu satisfeita em levar aos servidores da Assembleia e comunidade, informações e a importância sobre os cuidados com a saúde, seja da mulher ou do homem. Lembrou do papel da ALE em assegurar os direitos dos cidadãos, por meio de leis.
“Sai desta Casa as leis que vão assegurar os direitos da acessibilidade para realizações dos exames, principalmente as mamografias”, contou Magnólia. Com a mamografia, as pacientes têm resultados mais precisos sobre as condições do organismo. Disse ainda que a realidade para quem tem câncer diagnosticado tem mudado no Estado. Hoje é possível ter o tratamento local e com redução de despesas. “Foi aqui nessa Casa o inicio dos trabalhos da Liga”, enfatizou.
Ela acredita que a conscientização feminina não ficará limitada ao mês de outubro, pois todos os meses serão prioridades na vida de milhares de mulheres em Roraima.
Parlamentares 
A presidente da Escolegis, deputada Angela Águida Portella (PSC), acredita que a campanha do Outubro Rosa apresenta outros formatos e valores. “É um mês de prevenção contra o câncer de mama, mas também de reconhecimento da mulher na sociedade brasileira”, frisou.
A coordenadora do Chame, deputada Lenir Rodrigues (PPS), destacou que “não adianta vestir a camisa rosa e usar os lacinhos, mas é preciso fazer o autoexame”. O evento não atingiu somente as mulheres, mas alertou aos homens sobre a probabilidade de ser acometido pelo câncer de mama. “É importante que as pessoas procurem fazer o exame, principal meta da campanha”, ressaltou.

 

Últimas Postagens