- 26 de novembro de 2024
A Procuradoria da República em Roraima (PR/RR) estará representada na solenidade de premiação do Prêmio CNMP 2015, que acontece durante o Congresso Brasileiro de Gestão, no próximo dia 4 de novembro, em Brasília. A unidade teve o projeto WhatsApp Eleitoral da Procuradoria Regional Eleitoral em Roraima escolhido como um dos finalistas do prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público, após concorrer com 396 práticas inscritas no Banco Nacional de Projetos.
Os melhores projetos serão escolhidas por uma comissão julgadora e divulgadas durante solenidade a ser realizada a partir das 18h, no hotel Royal Tulip, na capital Federal. Os ganhadores receberão troféu e certificado.
“A ferramenta do WhatsApp transformou-se em um canal direto entre a PRE/RR e o cidadão roraimense, sendo peça fundamental para o conhecimento e a fiscalização da captação ilícita de sufrágio e outras irregularidades eleitorais, bem como para a coleta de elementos que embasaram diversas ações eleitorais”, destacou Ricardo Honorato, técnico de segurança que integrou a força tarefa da PRE durante as eleições de 2014.
No pleito passado, foi a primeira vez que a Procuradoria Regional Eleitoral utilizou o aplicativo WhatsApp como canal de denúncia. A ferramenta, que é amplamente conhecida pela população, ajudou a ampliar o número de irregularidades denunciadas, por meio de um número de telefone cadastrado no aplicativo exclusivamente para o envio de informações sobre a campanha eleitoral.
"Como o aplicativo ainda permite o envio de imagens e áudios, a ferramenta foi usada estrategicamente pela PRE/RR, o que agilizou a fiscalização e aproximou o Ministério Público Federal do cidadão roraimense, transparecendo uma visão jovial, atuante e em sincronia com os anseios da sociedade", disse o procurador da República Ígor Miranda, procurador Regional Eleitoral à época.
De acordo com ele, aproximadamente 135 irregularidades recebidas através do aplicativo foram convertidas em Procedimento Preparatório Eleitoral (PPE) para apurar, principalmente, compra de voto, uso de servidor público e bens da administração pública e propaganda eleitoral irregular. Outras sete comunicações sobre corrupção eleitoral viraram Procedimento Investigatório Criminal (PIC).
Prêmio CNMP
Os projetos do Prêmio CNMP 2015 foram enquadrados em nove categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais; Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Diminuição da Criminalidade; Diminuição da Corrupção; Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Relacionamento; Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.
A PR/RR foi selecionada na categoria Comunicação e Relacionamento e concorre com outros dois projetos: MPSC em Rede, do Ministério Público do Estado de Santa Catariana, e Programa Conversa Com o Ministério Público, do MP da Bahia.
O Prêmio CNMP foi instituído em 2013 pela Resolução CNMP nº 94 e está na terceira edição. O objetivo do certame é disseminar ideias inovadoras, que buscam a maior eficiência, o aprimoramento da atividade finalística e a satisfação da sociedade.