- 26 de novembro de 2024
Pacientes mostram exposição
Como parte das atividades planejadas em alusão ao ‘Outubro Rosa’, as pacientes em tratamento de câncer da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima) visitarão nesta quarta-feira, dia 21, a exposição de poesias e de fotos criadas por elas e que estão expostas durante todo este mês, no Shopping Garden, no Caçari, das 10h às 22 horas.
Segundo a psicóloga da Unacon, Nara Lisiane, será um momento de contemplação das artes criadas por elas e também para dar apoio às pessoas que passarem por lá. “Será um momento para que as pacientes possam reforçar o alerta de prevenção no sentido das pessoas cuidarem de si mesmas, fazerem consultas, exames”, disse, ao acrescentar que as mulheres aproveitarão o momento da visita para uma sessão de fotos na exposição.
Ainda em alusão ao ‘Outubro Rosa’, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), com o objetivo de melhorar a estrutura da rede câncer em Roraima, vai realizar na tarde desta terça-feira, dia 20, uma capacitação sobre o câncer de mama voltada aos profissionais da saúde estadual e municipal. A reunião será realizada das 14h às 18 horas, no auditório da secretaria.
Conforme a diretora do Depao (Departamento da Política de Atenção Oncológica), Monique Alves, a ideia é identificar as deficiências na estrutura ou no processo de atendimento dos serviços oferecidos pela rede para então apontar soluções e oferecer apoio ao Estado.
“Como o câncer de mama tem grandes chances de cura quando descoberto e iniciado precocemente o tratamento, entendemos que o processo que o paciente deve percorrer pelo SUS [Sistema Único de Saúde] tem que ter agilidade para que isso ocorra”, ressaltou a diretora ao enfatizar a importância da capacitação aos usuários da saúde pública.
Aproximadamente 40 profissionais de saúde dos municípios e do Estado, entre médicos e enfermeiros devem participar do treinamento. A capacitação será conduzida pela mastologista do CRSM (Centro de referência de Saúde da Mulher), Sandra Vasconcelos.
Segundo Monique, entre as principais dificuldades no processo de andamento da rede câncer em Roraima está na organização dos serviços em nível de atenção básica. “Com a capacitação a ideia é que sejam apontadas as principais dificuldades para que então uma estratégia de solução possa ser orientada”, explicou.
REDE CÂNCER
A rede câncer é uma organização do fluxo de pacientes que dão entrada no tratamento de câncer pelo SUS. Eles são acompanhados e conduzidos em cada etapa do tratamento desde a prevenção até uma possível cirurgia.
As UBS (Unidades Básicas de Saúde) são responsáveis por realizar o rastreamento da doença, juntamente com o CRSM no Estado. Em caso de suspeita de câncer, o paciente é encaminhado á um especialista que fará a investigação do caso. Com a confirmação da doença, o paciente é encaminhado à Unacon, para se submeter ao tratamento. Por meio de exames, o médico avalia o estágio do câncer e define o melhor tratamento.