- 26 de novembro de 2024
Segurança Pública em história
Localizado na avenida Capitão Ene Garcez, no Centro, o prédio que pertenceu à extinta Guarda Territorial de Roraima, ao 6º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) e, mais recentemente, à Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) irá abrigar o Museu da Segurança Pública de Roraima.
O anúncio foi feito pelo secretário-chefe da Casa Militar, coronel Nelson de Deus, ao explicar que a fachada do local será preservada e revitalizada dentro dos padrões previstos em projeto museológico. Os demais espaços darão lugar à construção do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle).
Conforme o coronel, o Estado já iniciou os contatos com o Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para iniciar o processo de tombamento, caso ainda não haja algum em andamento registrado naquele órgão. “O museu vai abrigar em seu acervo, exposição do patrimônio material referente à história e à memória da Segurança Pública do Estado”, disse.
Após este procedimento, serão iniciados os trâmites para implantação efetiva do museu. “Vamos conservar a história das instituições no museu, com acervo disponível para consulta pela população”, declarou.
INTEGRAÇÃO
Até a próxima semana, todos os veículos e sucatas que estavam expostos no pátio do antigo prédio da Sesp, na avenida Ene Garcez, no Centro, serão levados para um galpão do Governo do Estado, no bairro Caranã, zona Oeste da cidade. A medida faz parte do processo de implantação do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) em Roraima. A previsão inicial para a conclusão da estrutura é até o final de 2016.
O projeto do Ministério da Justiça pretende expandir para todos os estado do País a estrutura utilizada nas cidades que sediaram jogos da Copa do Mundo 2014. Os centros dispõem de equipamentos para monitorar, as ruas das cidades em tempo real, e, com isso, contribuem para que agentes de segurança ajam de maneira eficaz.
O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Nelson de Deus, coordenador da Comissão de Implantação do CICC em Roraima, informou que a ação iniciada na quinta-feira passada, dia 15, é resultado de uma parceria entre Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública), Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) e a previsão é que na próxima semana a transferência dos veículos esteja concluída.
IMPLANTAÇÃO
Nesta semana, uma equipe da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) esteve em Roraima para dar continuidade à implantação Projeto de Expansão dos CICCs. A visita foi realizada pelos técnicos da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), responsáveis pelo relatório de infraestrutura do local.
Segundo Leonardo Palhano, arquiteto da Infraero e responsável pelo projeto, a visita pretende identificar se o terreno é adequado para a construção do CICC, visto que o prédio antigo não será utilizado para esse fim. “Optamos por construir um novo prédio nesse terreno, dentro das exigências do Ministério da Justiça”, mencionou.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, João Batista Campelo, o CICC irá abranger toda a Capital, com atenção especial aos bairros da zona Oeste, dando suporte às decisões para ações de planejamento e de inteligência. “O Centro vai contribuir para minimização de delitos, visto que as forças de segurança da União, Estado e municípios terão mais recursos para subsidiar sua atuação”, destacou.
O secretário enfatizou que nos próximos dias, viajará para outras cidades onde o programa já está em funcionamento, para conhecer melhor os centros e trazer iniciativas que possam ser implantadas em Roraima.