00:00:00

Cine ALE

Alunos do Brasil e Guiana participam do Cine ALE nesta sexta-feira.


Cinema de graça a estudantes
 
“Meu sonho era em ver meus alunos no cinema”, disse o professor de ensinos fundamental e médio, Paulo Ricardo Pinheiro. Ele leciona na escola estadual Aldébaro José de Alcântara, em Bonfim, a 124 quilômetros de Boa Vista. Também foram contempladas as escolas estadual Indígena Tuxaua Cícero Pereira da Silva e a municipal Indígena José Thomé, sediadas na Comunidade Indígena do Moscou. Alunos dessas unidades de ensino chegarão hoje à tarde em Boa Vista, para assistirem sessão de cinema no Super K. Essa ação faz parte do Cine ALE Cidadania, programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
O professor conheceu o programa através de matérias publicadas em jornais locais e se interessou em envolver os estudantes de Bonfim para proporcionar a eles o primeiro contato com a arte cinematográfica. “Eu sei que muitos estudantes nunca tiveram a chance de ir à Boa Vista e nem ao cinema”, contou. O docente lembrou que, quando criança, nunca colocou os pés em uma sala de cinema e isso só aconteceu na idade adulta. “Agora minhas crianças e meus adolescentes terão essa chance”, afirmou.
A escola Aldébaro José de Alcântara atende alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e correção de fluxo para aqueles com idade fora da série/ano. Além disso, certa de 20% dos alunos, conforme informações do gestor Adriano Melville, moram na cidade de Lethen, na Guiana, e atravessam a fronteira diariamente para assistirem as aulas.
É o caso da aluna Joice de Oliveira, 17, do 8º ano do Ensino Fundamental II. A família é brasileira, mas devido às dificuldades financeiras no Brasil, procuraram novas alternativas de sobrevivência no país vizinho e moram lá há uma década. Nesta sexta-feira, 16, será a primeira vez que ela entrará numa sala de cinema.
“A expectativa é muito grande para conhecer lugares e pessoas diferentes”, disse. A rotina de Joice é a seguinte: pegar um táxi em Lethen até a escola, com viagem de mais de 30 minutos (ida e volta). Ela fala três línguas, português, inglês e espanhol e para o futuro pretende lecionar ou trabalhar com tradução.
Hiago Gomes King, 15, está no 1º ano do Ensino Médio, e já conhece a arte do cinema. O jovem agradeceu o empenho do professor Paulo Ricardo Pinheiro, mas confessou que muitos alunos não tinham a esperança de que fosse dá certo. “Mas valeu a pena todo o esforço dele para conhecermos o programa”, reconheceu. Ele pretende cursar direito na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
O presidente da ALE-RR, Jalser Renier (PSDC), acompanhado pelos deputados George Melo (PSDC), Jânio Xingú (PSL) e pelo ex-governador José de Anchieta (PSDB), foram até Bonfim para saudar os participantes do Cine ALE. “Quero dizer a todos vocês que amanhã [hoje, 16] a aula será no cinema”, anunciou.
Renier demonstrou satisfação em ter a Assembleia Legislativa próximo dos cidadãos, independente da localidade ou região. O presidente disse ainda que todos terão direito a pipoca e refrigerante, além da ida e volta em ônibus refrigerado, com segurança e lanche.
A coordenadora pedagógica da escola Aldébaro José de Alcântara, Edinalva Vieira, pediu apoio a Jalser Renier para que enviasse uma equipe para ministrar palestras educativas com as temáticas drogas, exploração sexual e contrabando de pessoas.
O parlamentar garantiu que o Centro Humanitário de Apoio a Mulher (Chame) dará esse suporte e buscará parcerias com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Roraima, por meio da Comissão de Direitos Humanos. Segundo Edinalva, esse pedido se deu pela vulnerabilidade social de Bonfim, por se tratar de área fronteiriça.
TRAJETO 
A segurança dos ônibus que transportarão os estudantes até a Capital e de volta pra casa será conduzida pela Polícia Militar de Roraima (PMRR), Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) e equipe do Cine ALE Cidadania. A saída será às 13h desta sexta-feira, 16. A sessão no Super K está prevista para as 15h, quando será exibido o filme Perdidos em Marte.
O Cine ALE Cidadania tem como parceiros: Tribunal de Justiça (TJRR), Ministério Público Estadual (MPRR), Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), Tribunal Regional Eleitoral (TRERR), Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE) e Ministério Público de Contas (MPC).
 

Últimas Postagens