- 26 de novembro de 2024
Estudar medicina é um sonho de muitos jovens. Para 10 roraimenses esse sonho agora foi realizado. Eles vão cursar a faculdade na Venezuela com apoio do Governo de Roraima, por meio da Seai (Secretaria Extraordinária de Assuntos Internacionais), que articulou a viabilização da graduação no país vizinho.
Segundo a secretária extraordinária de Assuntos Internacionais, Verônica Caro, as vagas foram intermediadas pelo Governo de Roraima junto ao Governo de Bolívar e os roraimenses já começaram a estudar na faculdade Aldeia Universitária, em Santa Elena de Uairén, na fronteira com o Brasil.
“Nós fomos procurados pelos estudantes, que manifestaram o interesse em estudar na Venezuela. Imediatamente, iniciamos as tratativas junto ao Governo do estado Bolívar, que foi muito solícito e atendeu ao nosso pedido, dispondo das vagas. Agora é com eles. Desejamos que tenham sucesso nessa jornada e que retornem para Roraima como médicos formados”, explicou.
Como se trata de um curso feito fora do Brasil, quando formados, os futuros médicos terão que se submeter ao sistema de revalidação do diploma, para que o mesmo seja reconhecido no País.
Verônica ressaltou que a Seai está trabalhando em conjunto com a faculdade Aldeia Universitária para incrementar os acordos de intercâmbio de acadêmicos e professores. “Para o próximo ano, queremos ampliar esse intercâmbio, intermediando novas vagas de graduação e pós-graduação, inclusive para os venezuelanos que tenham interesse em estudar na Uerr [Universidade Estadual de Roraima]. Não apenas para os estudantes, mas também entre professores. Essa é uma determinação da governadora Suely Campos, que visa fortalecer a nossa educação superior, dando mais oportunidades para os nossos universitários e docentes. E como vivemos na fronteira, essa integração só tem a fortalecer ainda mais a educação nos dois países”, destacou.