- 26 de novembro de 2024
Corrida reuniu 5 mil atletas
Mesmo achando que poderia ter feito um tempo ainda menor, o alto-alegrense Paulo César Silva foi o grande campeão da primeira edição da Meia Maratona de Roraima, após realizar os 21 quilômetros em 1h15min47seg. Entre as mulheres, a vencedora foi Nauriene Lourenço de Carvalho, que realizou o percurso em 1h48min44seg.
Cerca de cinco mil pessoas correram no evento, que fez parte da programação comemorativa do aniversário de 27 anos do Estado de Roraima, que ofereceu três modalidades de provas: 5 km, 10 km e pela primeira vez em Roraima, a meia maratona, com 21 km.
Nos 10 quilômetros, venceram Clebson Sarmento de Souza, com 37min35seg e Ligéria Castro Farias, com 51min. O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Wilbert Pereira de Souza, aos 20min02seg, vencedor da prova nos cinco quilômetros, que entre as mulheres, teve Beatriz Teixeira como vencedora, com tempo de 27min29seg.
Também foram premiados os veteranos: Marlene Silva Rodrigues, 57 e Pedro Antônio Panilha, 67, vencedores dos 21 quilômetros; Claudinete Martins da Silva, 65 e Pedro Benevides Nascimento, 73, vencedores dos dez quilômetros; e Heloisa dos Santos Carneiro, 68 e Pedro Rodrigues Cunha, 85, vencedores dos cinco quilômetros.
O paratleta Jayme David Bartolotti Chaves, de 29 anos, primeiro da categoria a concluir o percurso de 21 quilômetros, também foi premiado. Ele veio de Manaus (AM) especificamente para a prova. O grupo de corridas Papaléguas também foi contemplado por concentrar o maior número de inscritos na prova.
A governadora Suely Campos, que foi uma das corredoras nos 5 quilômetros, pontuou que a prova já estreia com status de maior corrida de rua do estado, tanto pela extensão da prova como pela quantidade de participantes. “A prova é mais uma forma de o Governo do Estado estimular a prática desportiva e de hábitos saudáveis. O saldo foi positivo”, comemorou.
O grande vencedor da prova, Paulo César Silva é cabeleireiro por profissão e atleta por paixão. Ele elogiou a organização da prova e pontuou que além do longo trajeto, o calor foi o principal desafio. “Foi cansativo e o calor estava forte. Eu esperava fazer um tempo ainda menor, mas estou feliz por ter ganhado”, disse.
Após mais de três horas de prova, os últimos competidores ainda cruzavam a linha de largada em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, concluindo dos 21 quilômetros da primeira edição da Meia Maratona de Roraima.
Os resultados da Meia Maratona serão publicados no site do evento (http://www.portal.rr.gov.br/meiamaratona/index.html) até 48 horas após a prova.
MEIA MARATONA
A Meia Maratona de Roraima é chancelada pela Fera (Federação Roraimense de Atletismo) sob as novas regras estabelecidas pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), o que lhe confere o reconhecimento do organismo maior do atletismo nacional, como prova Classe B – Nível Regional, passando a constar no calendário oficial da federação. A expectativa é de que a Meia Maratona também seja incluída no calendário nacional do atletismo.