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Defesa Sanitária

Roraima deve alcançar status de livre da aftosa.


Aftosa em extinção em Roraima

“Estamos preparados tecnicamente para a mudança de status de médio risco para livre de aftosa com vacinação”. A declaração é do diretor-presidente da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Vicente Barreto, ao avaliar a campanha de vacinação contra a febre aftosa que está ocorrendo neste mês de outubro. Hoje o rebanho de gado chega a aproximadamente 310 mil cabeças.
Recém-empossado no cargo ele disse que o trabalho técnico, que atende às exigências do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para a mudança de status, já são suficientes para que Roraima possa conquistar esse avanço.
A previsão é de que os técnicos do Mapa realizem a auditoria em Roraima na primeira quinzena de novembro, ocasião em que este processo também deve ser realizado em outros dois estados da região Norte: Amapá e Amazonas. Dessa forma, para Roraima conquistar a mudança de status, o Ministério avalia o cumprimento de 28 itens. 
Desses, quatro são os  prioritários a serem atendidos, e a questão de pessoal é um deles. Barreto confirma que todos os aprovados no concurso realizado em 2014 para o cargo de veterinário já foram chamados, restando a convocação dos aprovados para os agrônomos e técnicos agrícolas, que está em andamento. “Aqueles municípios onde não há médico veterinário é disponibilizado cargo comissionado ou a sede mais próxima oferece suporte àquela localidade onde não há esses profissionais”, explica o presidente.
Outra exigência do Ministério é quanto à estrutura física. Por isso, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre Aderr e Seapa (Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para que fosse possível ter base física com atendimento dos dois órgãos para aqueles municípios que ainda não possuem; já os que possuem esses escritórios, a Aderr está reformando e criando condições de trabalho nessas unidades, já que este é outro item exigido pelo Mapa. Hoje são 28 escritórios da Aderr em todo o estado e oito já foram reformados. “Quanto aos demais, estamos adequando com o mínimo necessário para atender às necessidades dos nossos profissionais e cumprir as exigências do Ministério”, salienta.
Um terceiro item prioritário é a comunicação, tendo em vista que é preciso que o sistema da Aderr funcione de forma online, o que depende uma internet eficiente. “As dificuldades de internet no estado são grandes, mas estamos conseguindo para dar agilidade aos serviços para que possamos ter uma informação instantânea”, pontua Barreto. Segundo ele, o Ministério está sendo informado sobre essas dificuldades, por isso,  para manter o sistema funcionando independentemente da internet, a Agência também continuará emitindo o GTA (Guia de Trânsito Animal) de forma física, assim como manter a informação com suas unidades por meio de sedex ou fax.
E o último item trabalhado com prioridade pela Aderr é o tranporte. Hoje a Agência conta com carros novos, totalizando 38 veículos, inclusive modelos específicos para atender localidades com difícil acesso. “Esses quatro itens foram classificados como prioritários agora, mas os demais a Aderr também já está trabalhando”, explica.

Avaliação pelo Mapa 

A vacinação, por exemplo, é muito importante nesse processo de auditoria, mas é apenas um dos pontos a serem considerados pelo Mapa, cuja divisão é feita em itens necessários, de importância e imprescindíveis - estes são os quatro elencados como sendo os prioritários para as ações da Aderr. 
Dentre os itens necessários, estão recursos para investimentos, fundos reserva para serem usados quando necessário, por exemplo, para a tomada de decisão no caso de contaminação da aftosa, além da educação sanitária. “A educação sanitária é fundamental para o trabalho da Aderr, já que, se a sociedade não souber a importância do trabalho de defesa sanitária no estado, não conseguimos avançar”, alerta Barreto. 
Nesse sentido, além de saber a importância e realizar a vacinação, ele pede que, a qualquer sintoma diferente no rebanho, que o criador informe a Agência, que enviará o mais rápido possível os técnicos ao local para identificar o problema e tomar a providências necessárias.

 

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