- 26 de novembro de 2024
32 pontes para os índios
Nesta sexta-feira, dia 2, a governadora Suely Campos inaugurou 14 pontes na rodovia estadual RR-171, que dá acesso a 32 comunidades indígenas, no município de Uiramutã, que estavam intrafegáveis há 11 anos.
A solenidade de inauguração ocorreu no período da manhã, na ponte sobre o igarapé Água Fria. A obra, com 35 metros de extensão, permite o acesso à comunidade indígena Água Fria.
Depois de desatar a fita inaugural com tuxauas da região, a governadora seguiu a pé até a maloca onde os indígenas se reuniram para uma conversa com alunos, professores e moradores da comunidade indígena.
Ela explicou que determinou à Secretaria de Infraestrutura uma força tarefa para construir as 14 pontes que estavam precárias e prejudicando o deslocamento dos moradores, do transporte escolar e impedindo o escoamento da produção das 32 comunidades que vivem ao longo da RR-171.
“O resultado desse trabalho são pontes com excelente qualidade, no padrão do Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre], construídas para durar 30 anos”, disse a governadora.
O investimento nessa obra foi de R$ 1,7 milhão, recurso que a própria governadora conseguiu por meio de emenda parlamentar, quando foi deputada federal por Roraima, mas que ainda não havia sido utilizado.
Suely Campos destacou que os investimentos em infraestrutura estão sendo realizados em todos os municípios. “Estamos construindo mais 70 pontes, que vão ficar prontas para serem entregues para a população nos próximos meses”, disse, ao acrescentar que quando assumiu o governo, encontrou 200 pontes sem condições de tráfego em todo o Estado.
ESCOLA
Ainda na comunidade da Água Fria, a governadora visitou a Escola Estadual Indígena São Sebastião, localizada na comunidade, onde professores e alunos pediram uma reforma. Suely Campos garantiu que as obras serão feitas. “Estamos revitalizando todas as 382 escolas estaduais. Tenham um pouco de paciência que essa revitalização também vai chegar aqui”, afirmou.