00:00:00

Waimiri-Atroari

Suely propõe fundo para financiar educação indígena.


Fundo para educar índios

Durante a oitiva com os índios waimiri-atroari, nesta quinta-feira, 1°, a governadora Suely Campos propôs ao presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), João Pedro Gonçalves, a criação de um fundo para financiar a educação indígena no Brasil.

Ela citou que Roraima tem 255 escolas indígenas, com 14 mil alunos matriculados, a um custo altíssimo, pois muitas unidades de ensino estão em comunidades isoladas e o governo precisa manter toda a estrutura com professores, merenda e pessoal de apoio.

Somente na terra indígena Yanomami, ela informou que existem 19 escolas onde a merenda é levada de avião, ao custo de R$ 6 mil a hora de voo. “Solitariamente, temos bancado todo esse investimento na educação”, pontuou.

Ao se referir diretamente ao presidente da Funai, Suely Campos disse que o governo e a fundação têm muito a discutir para melhorar a vida dos indígenas. “Queremos investir mais nessa população, mas o governo de Roraima está solitário. O governo federal precisa criar um fundo para o desenvolvimento da educação para as comunidades indígenas”, sugeriu.

Últimas Postagens