00:00:00

Outubro Rosa

Sesau reforça ações de prevenção do câncer de mama em RR.


Ações contra câncer de mama

Para apoiar as ações de prevenção contra o câncer de mama, intensificado internacionalmente no mês de outubro, conhecido como “Outubro Rosa”, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) disponibilizará diariamente palestras educativas para orientar as mulheres sobre as principais formas de evitar e detectar a doença. ,
O início da ação será marcado com um “Café Rosa”, no CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher) no dia 06, para servidoras e pacientes que estiverem em atendimento na unidade. De acordo com diretora administrativa da unidade, Marlene Matos, as palestras educativas acontecerão diariamente a partir do dia 06, em dois períodos. “Pela manhã, as orientações terão início às 7h30 e no período da tarde iniciarão às 14 horas”, disse, ao acrescentar que uma equipe multidisciplinar composta por médicos, assistentes social, enfermeiros e farmacêuticos estarão à frente das palestras que serão ministradas, no corredor principal, onde as pacientes aguardam atendimento.
Os temas abordados serão: autoexame de mama; sinais e sintomas do câncer de mama; características das alterações na mama; prevenção; como diagnosticar e alimentação saudável. “Apesar de que a responsabilidade do Estado seja o diagnóstico e tratamento, acreditamos que a mobilização reforçada durante a campanha ajuda a minimizar o quantitativo de mulheres, com suspeita ou em tratamento de câncer de mama, uma vez que elas aprendem a tomar os cuidados essenciais de prevenção”, ressaltou Marlene.
Ela explica que o fluxo de atendimentos no CRSM funciona através de agendamento. A paciente que for referenciada pela UBS (Unidade Básica de Saúde) para qualquer especialidade médica ou exames ofertados pelo Centro, deve apresentar os documentos pessoais, cartão SUS e o encaminhamento no ato do agendamento. “Pacientes encaminhados das UBS geralmente estão sob a suspeita de alguma intercorrência e que precisa ser investigada com mais exatidão”, esclareceu.
CAPACITAÇÃO 
Dentro da programação estadual do Outubro Rosa, o Depao (Departamento da Política de Atenção Oncológica) realizará no dia 27 de outubro, no auditório da Sesau, uma capacitação destinada às equipes das UBS’s dos 15 municípios do estado, abordando a prevenção, referência e contrarreferência.
Conforme a diretora do Depao, Monique Alves, essa qualificação é destinada a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e demais integrantes das equipes dos municípios. O Depao aguarda definição por parte do MS (Ministério da Saúde) para a realização de videoconferência, com orientações sobre o câncer.
No HGR (Hospital Geral de Roraima) está programada uma ação de mobilização para a prevenção do câncer de mama. A diretora da unidade, Lilian Moraga, explica que será o dia inteiro de programação voltada principalmente às servidoras. “Teremos oficina de autoexame, maquiagem, corte de cabelo, consultas com nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, sorteio de brindes, café da manhã e lanche e encerraremos com apresentação de um coral”, pontuou.
OUTUBRO ROSA 
É um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância do diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.

Últimas Postagens