00:00:00

Atenção Especial

Governo faz distribuição de cadeiras de rodas para deficientes.


Cadeiras para deficientes

Pacientes do Nerf (Núcleo Estadual de Reabilitação Física), que aguardavam cadeiras de rodas desde 2013, começaram a receber os equipamentos esta semana. O Governo do Estado adquiriu aproximadamente 600 cadeiras por meio da Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social) e Sesau (Secretaria Estadual de Saúde). Ao todo, 241 pessoas cadastradas no Núcleo vão receber as adquiridas pela atual gestão, que já contemplou usuários do programa Rede Cidadania Atenção Especial, na última sexta-feira, dia 25.
Segundo a responsável pelo Programa de Atenção e Prevenção à Deficiência, Francisca Marta Loureiro, para ter acesso ao equipamento é preciso que o paciente a ser beneficiado seja cadastrado no Nerf. “A família pode procurar o Núcleo, no período da manhã ou a tarde, com a cópia dos documentos de identidade, comprovante de residência, cartão do SUS [Sistema Único de Saúde] e solicitação do material necessitado”, explicou.
Conforme ela, esses pacientes beneficiados foram cadastrados nos anos 2013, 2014 e 2015. “São pessoas que aguardam com expectativa por esse auxílio. E como o Programa funciona de forma contínua, novos pacientes são cadastrados todos os dias, e também serão automaticamente beneficiados. Para isso basta procurar a unidade e fazer o cadastro, depois disso não tem burocracia, ele já recebe o equipamento ”, esclareceu Francisca.
As cadeiras doadas são dobráveis e suportam até 125 quilos, graças a sua fabricação em alumínio aeronáutico, que também as tornam mais leves e versáteis, garantindo mais segurança e fácil manuseio. “Esses equipamentos vão ajudar e muito os pacientes que possuem deficiência, pois são muito importantes para a locomoção. Além do que isso significa maior qualidade de vida”, salientou.
PROGRAMA 
O Papd (Programa de Atenção e Prevenção as Deficiências) conta com 1.623 pessoas cadastradas atualmente, destas 241 serão beneficiados com a cadeira de rodas adulto. “O programa atende a todas as faixas etárias e a todos os municípios do estado de Roraima. É responsável pelas ações de promoção a saúde, prevenção as deficiências e dos agravos já existentes, e faz ainda a doação e o empréstimo de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como cadeira de rodas, cadeira de rodas para banho, muletas, carrinhos adaptados, andadores. São alternativas encontradas de facilitar a locomoção e assegurar qualidade de vida a estes pacientes”, disse Francisca.

Últimas Postagens