- 26 de novembro de 2024
Fome e miséria entre índios
No discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima, durante sessão desta terça-feira (29), o deputado Izaías Maia (PRB) questionou as autoridades, em especial a Fundação Nacional do Índio (Funai), da falta de assistência aos indígenas perambulam pelas ruas e avenidas da capital, pedindo esmolas.
“Para engrossar as fileiras estão os indígenas que enchem as ruas e avenidas pedindo esmolas com crianças”, iniciou discurso o deputado, se referindo ao número crescente de pedintes nas vias de Boa Vista que antes eram formados por pessoas humildes e desassistidas pelo Poder Público e que agora se reforçou com os indígenas brasileiros e venezuelanos.
Maia reconheceu o aumento dessa situação e pediu para que seja tomada alguma providência. “Se a Funai tem presidência e recursos próprios, então acho que ela deve mostrar para que está aí e para que veio. Os índios estão abandonados”, enfatizou.
PROFESSORES
O deputado tocou novamente no tema da educação estadual. Lamentou que há 52 dias professores estão parados em greve e pediu compreensão e paciência de todos. “Peço para que o Governo esqueça a vaidade e o ego, pois quem mais tem sido prejudicado são alunos e pais de alunos”, destacou.
Ainda assim solicitou conversação entre Executivo e educadores para que esse impasse seja resolvido o quanto antes. “Os parlamentares não querem greve”, completou.