- 26 de novembro de 2024
Exames aumentam no hospital
A cada dia a busca por exames básicos na unidade de Saúde Especializada do Governo do Estado, o HCM (Hospital Coronel Mota), tem aumentado. Visando não deixar desassistidos, os pacientes que não conseguem atendimento na rede básica de saúde, o HCM, mesmo sendo uma unidade voltada para o atendimento especializado, disponibiliza diariamente exames como radiologia, ultrassonografia, eletrocardiograma e endoscopia. De janeiro a junho deste ano, foram realizados 81.638 atendimentos desses tipos de exame, contra 74.287 no mesmo período de 2014. Um dos mais procurados é o o exame de raio-x, que diariamente são realizados 76 agendamentos, no mínimo.
Fazendo um levantamento geral, no primeiro semestre deste ano, foram realizadas 4.413 ultrassonografias na unidade, deste total, 1.609 foram de solicitações feitas por pacientes de unidades de Saúde do município de Boa Vista. No caso dos exames de raio-x, dos 18.227 exames realizados, 5.900 foram de demanda da Capital.
O diretor do HCM, Sandro Fernandes, ressalta que a função da unidade seria atender a demanda de exames especializados solicitados por especialistas do próprio hospital, mas que a unidade tenta atender da melhor maneira a todos que buscam pelos serviços, mesmo não sendo os especializados, que é a responsabilidade prioritária da unidade. “Se a procura por exames básicos diminuísse, aumentaríamos a oferta de procedimentos mais complexos e poderíamos atender mais rápido e mais pessoas com nossos serviços especializados”, frisou.
O HCM atende pessoas a partir dos 13 anos de idade, de todos os municípios de Roraima. Segundo com Fernandes, atualmente o paciente não precisa sair da cidade em que mora para Boa Vista para marcar uma consulta ou exame. “O próprio posto de Saúde entra em contato conosco e nós agendamos o procedimento, evitando assim o deslocamento dos pacientes até a Capital”, concluiu.
Outra forma que o Governo do Estado encontrou de reduzir a demanda no HCM, foi a realização da Caravana Saúde do Povo, que tem a proposta de levar atendimentos especializados de Saúde aos municípios do Interior. A cada semana a ação é realizada em um município diferente, de forma que a população saiba que naquele dia terá acesso a vários profissionais de Saúde e assim podem evitar gastos com o deslocamento até a Capital para receber atendimento especializado. Entre as especialidades oferecidas pela Caravana estão: Neurologia, Ortopedia, Dermatologia, Urologia e Cardiologia.