00:00:00

Cadeirantes

600 cadeiras de rodas entregues por Suely a deficientes.


Deficientes recebem cadeiras

“Só quem convive 24 horas com uma pessoa com deficiência sabe da importância de uma cadeira de rodas”. Esse foi o depoimento da babá Midian do Vale, quando a filha, Hilary do Vale, de 13 anos, com paralisia cerebral desde o nascimento, recebeu sua cadeira de rodas. Ela foi uma das 600 pessoas beneficiadas com a doação do Governo do Estado, realizada no final da tarde desta sexta-feira, dia 25, quando 30 dos equipamentos foram entregues em evento realizado no Rede Cidadania Atenção Especial, durante o encerramento das atividades da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência.
Ainda durante a entrega, a governadora Suely Campos anunciou a ampliação de atividades do Rede Cidadania Atenção Especial ainda neste semestre. Usuários com distúrbios neurológicos e que precisam de reabilitação terão ainda mais suporte de uma equipe multidisciplinar.
Os beneficiados com as cadeiras de rodas são pessoas cadastradas no Nerf (Núcleo Estadual de Reabilitação Física), vinculado à Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), além de usuários do Rede Cidadania Atenção Especial que precisam do equipamento para locomoção. As cadeiras doadas são dobráveis e suportam até 125 quilos, graças a sua fabricação em alumínio aeronáutico, que também as tornam mais leves e versáteis, garantindo mais segurança e fácil manuseio.
Para a governadora, o anúncio da ampliação das atividades do Rede Cidadania Atenção Especial e a entrega de cadeiras de rodas marca um momento importante na luta da pessoa com deficiência em Roraima. “Queremos contribuir para a qualidade de vida dessas pessoas, atuando todos juntos em um só caminho para atender bem à população de Roraima. Vamos reconstruir nosso Estado, resgatando a cidadania das pessoas”, garantiu.
A secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos, pontuou que a rotina das pessoas com deficiência é pautada pela superação de limites. A entrega das cadeiras contribuirá para a melhoria na qualidade de vida destas pessoas, marcando o encerramento dessa semana de forma muito especial. “A governadora tem dado muita prioridade à assistência social. Exemplo disso é que desde fevereiro, a Rede Cidadania Atenção Especial abriu quase 70 novas vagas e vamos avançar ainda mais”, anunciou. 

O Nerf, vinculado à Sesau, também faz parte da rede de atendimento a pessoas com deficiência, e realiza trabalho com profissionais para reabilitação, assim como, quando possível, promove ações para entrega de meios auxiliares de locomoção, órteses e próteses para cadastrados. “Hoje temos 241 pessoas cadastradas. Dessa forma, as cadeiras poderão atender a todos que aguardavam pelo equipamento”, explica a responsável pelo Programa de Atenção e Prevenção à Deficiência, Francisca Marta Loureiro.

Para efetuar o cadastro, os interessados devem se dirigir ao Núcleo, localizado na avenida Ataíde Teive, 6459, Nova Canaã, com xérox do documento de identidade, comprovante de residência, cartão do SUS e solicitação do material necessitado.

Últimas Postagens