00:00:00

Eleitor do Futuro

Estudantes são diplomados na Assembleia Legislativa de Roraima.


A política do modo certo

Estudantes que fazem parte do Programa Eleitor do Futuro, coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), foram diplomados na manhã desta sexta-feira (25), no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima. Nessa etapa do programa, participaram os alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Escola do Sesi João Mendonça Furtado.

Durante as atividades promovidas nas escolas, a classe estudantil vivenciou a realidade de um processo eleitoral em todas as etapas, que começa pelo registro das candidaturas, período de campanha, eleição por meio de urnas eletrônicas e diplomação. Todas as atividades buscam promover a educação política e estimular nos jovens e adolescentes, o exercício da cidadania e do voto consciente.

É o caso da Amanda de Almeida Rodrigues, 11 anos, estudante do 6º ano do Colégio de Aplicação. Ela foi eleita para o cargo de prefeita. Pelo discurso da adolescente, já dá para perceber que o programa Eleitor do Futuro cumpriu mais uma vez o seu papel.

“Os pais, muitas vezes, passam a imagem de que política é igual à corrupção. E o eleitor do futuro serve para mostrar para essas crianças, nós, que não é assim. A gente pode mudar. Somos a nova geração e estamos aprendendo a fazer política do jeito certo. Nós que fomos eleitos, servimos como um ‘fazer acontecer’, uma espécie de escadinha para chegar à solução de um problema”, explicou a pequena Amanda.

Na disputa do pleito na escola, a menina diz que defendeu várias políticas voltadas para a realidade do ambiente escolar. Uma delas é juntar as disciplinas de matemática e educação física para tornar o assunto mais atrativo e de fácil compreensão. A outra é ação de combate ao bullying. “Tem uma proposta que a gente não apresentou no discurso, mas vou propor que é a horta na escola. Não adianta ter um lanche maravilho, com frango, arroz, mas não ter verdura. A horta servirá até para as aulas de ciência. Nós temos uma piscina abandonada e seria muito legal termos aula de natação e projetos com os professores de educação física”, afirmou a estudante.

Para o presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, além de promover a educação política e o envolvimento dos jovens no processo de transformação social por meio do voto consciente, o programa Eleitor do Futuro torna os participantes, multiplicadores da importância do exercício da cidadania. “Esses estudantes se transformam em agentes multiplicadores, pois vão levar para casa essa mensagem, discutir com os pais e levar trabalhos escolares sobre políticas públicas, justiça, segurança, assistência social, educação e saúde. E faz com que os pais compreendam a importância do voto para a população”, disse.

Em uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o TRE pretende desenvolver o programa  nas escolas indígenas e rurais. Nas ações do Eleitor do Futuro também é incentivado o alistamento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos.

A presidente da Comissão de Defesa da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e de Ação Social, deputada Angela Águida Portella (PSC), participou da diplomação dos estudantes e destacou que o voto é uma ferramenta importante na construção da cidadania. “Se a gente trabalha desde cedo na escola, a importância do voto, vamos ter uma juventude e adultos mais conscientes porque a política é uma coisa boa, mas ela tem que ser usada como um instrumento do bem. Pensando nisso, em trabalhar com os jovens e adolescentes, o voto consciente e o papel do parlamentar em todas as esferas que criamos o projeto de lei do Parlamento Jovem de Roraima”, explicou a deputada. 

Últimas Postagens