00:00:00

Mercado de trabalho

Dia D mobiliza empresas de RR para inclusão de pessoas com deficiência.


Inclusão de deficientes

A Semana de Luta das Pessoas com Deficiência em Roraima foi encerrada nesta sexta-feira, dia 25, com o Dia D para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, realizado pela Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem Estar Social) por meio do Sine (Sistema Nacional de Emprego), em parceria com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Foi uma manhã dedicada exclusivamente ao atendimento desses candidatos, intermediando o encontro entre quem procura uma oportunidade e os empregadores.
Atualmente, o Sine possui 347 pessoas com deficiência cadastradas. Cerca de 20 empresas participaram do evento, disponibilizando mais de 30 vagas em diversos setores e funções para pessoas com deficiências física, intelectual e visual.
Dados de 2015 do MTE apontam que há 53 pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Roraima. A psicóloga do Sine, Angélica Duarte, explicou que o assunto ainda é um desafio, mas atualmente, as empresas estão mais conscientes sobre a importância de integrar esses profissionais. “Ações como essa são um grande passo para que essa inclusão seja efetiva”, pontuou.
Na manhã desta sexta-feira, dia 25, os candidatos se dirigiram ao Sine e foram encaminhados para as entrevistas aqueles já cadastrados anteriormente no sistema. Algumas pessoas foram cadastradas na hora e já participaram do processo seletivo.
Uma das empresas participantes do Dia D era do ramo supermecadista e sozinha, ofereceu 26 vagas, sendo que já emprega 16 pessoas com essa característica em suas lojas. A assistente de Departamento Pessoal, Rita de Cássia Figueiras, sabe da importância dessa integração e elogiou o desempenho desses profissionais. “Temos um deficiente auditivo trabalhando conosco no departamento e o desempenho é muito bom, assim como a comunicação entre ele e a equipe”, explicou.
As empresas realizaram as entrevistas na manhã desta sexta-feira e na próxima semana irão avaliar os candidatos para definir as contratações. Algumas já efetivaram essas contratações ainda durante a entrevista, como foi o caso da encarregada de Departamento Pessoal, Diane Cunha, que antes mesmo de terminar a ação do Dia D, já havia contratado mais da metade dos candidatos para as 11 vagas disponíveis. “Esta é uma ótima iniciativa, porque já havíamos procurado, mas não encontrávamos os candidatos para as vagas disponíveis. Aqui podemos encontrar dar a eles uma oportunidade de emprego”, destacou.
Depois de três anos desempregada, a auxiliar administrativa Daniele Pereira Ferreira, de 29 anos, teve a felicidade de ser contratada por uma empresa no segmento de saúde. Deficiente visual, ela disse que após colocar a prótese consegue manter uma vida normal, e que disposição não lhe falta. “Estou muito feliz. Estava precisando muito dessa oportunidade e este dia foi importante, porque está difícil conseguir emprego. Agora é trabalhar!”, disse entusiasmada.
SINE 
As empresas podem procurar o Sine durante todo o ano e cadastrarem novas vagas para pessoas com deficiência. Os candidatos que tiverem interesse em ingressar no mercado de trabalho também podem se dirigir ao setor, portando documentos pessoais, comprovante de residência e laudo médico. O Sine fica na sala 26, no prédio da Setrabes (Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social), localizado à avenida Mário Homem de Melo, s/n, Mecejana.

Últimas Postagens