00:00:00

Atletismo

Pista para Meia Maratona de Roraima está sendo medida pela CBA.


Medição oficial de pista

Com objetivo de incluir a Meia Maratona de Roraima no calendário de corridas oficiais da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), o medidor oficial da instituição, Wietse Marco Jurge Hoornweg Van Rij, veio ao estado para realizar nesta sexta-feira, dia 25, o trabalho de medição do percurso da primeira edição do evento, que acontecerá no dia 5 de outubro, com largada e chegada em frente ao Palácio Senador Hélio Campos.
O trabalho de medição oficial, que teve uma prévia, no noite desta quinta-feira, dia 24, para que Van Rij fizesse o reconhecimento do percurso, será realizado no período das das 5h30 às 9 horas desta sexta-feira.
A prova será chancelada pela Fera (Federação Roraimense de Atletismo), sob as regras estabelecidas pela CBAt, passando a constar no calendário oficial da federação. Após dois anos, a Meia Maratona será incluída no calendário nacional do atletismo.
Conforme Wietse Marco, a partir da medição e da homologação da meia maratona, o atleta terá certeza que correu a distância correta, o que servirá de atrativo para atletas de outras localidades, que queiram melhorar a classificação no ranking nacional, uma vez que o percurso da Meia Maratona de Roraima é considerado muito bom, por ter uma trajetória plana, poucas subidas e descidas, o que possibilita um rendimento melhor aos maratonistas.
Ele explicou que a medição é realizada por meio de um equipamento instalado na roda dianteira em uma bicicleta, com intervalos de 300 metros. “Percorremos a trajetória quatro vezes, tiramos uma média, usamos uma regra de três, e a partir daí, passamos a medir de quilômetro em quilômetro, até completar a prova de deve ter exatamente 21 quilômetros e 27 metros e meio. Essa distância precisa ser exata e por isso não pode ser medida por meio de GPS (Sistema Global de Posicionamento), ou de motocicleta ou carro, pois infelizmente esses métodos têm uma margem de erro muito grande e a própria Confederação Brasileira e Federação Internacional só admitem erro de um milésimo”, detalhou o medidor.
A estrutura e logística necessárias para o evento ficam por conta das instituições de segurança, secretarias estaduais e parceiros do evento, divididas em cinco comissões que trabalharão de forma integrada para a realização da corrida.
PARTICIPANTES 
A quantidade máxima de cinco mil inscritos foi atingida, sendo 3,5 mil para o percurso de cinco quilômetros, 1,2 mil no trecho de 10 km e 300 para o maior percurso de 21 km. A prova é em comemoração ao aniversário de emancipação política do estado de Roraima, que este ano completa 27 anos de criação. A ação é organizada pelas secretarias estaduais de Educação e Desportos, de Saúde e de Comunicação Social.
PARCERIAS 
Participam na organização do evento o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Codesaima (Companhia de Desenvolvimento do Estado de Roraima), Secom (Secretaria Estadual de Comunicação), Seed (Secretaria Estadual de Educação) e Fera (Federação Roraimense de Atletismo).
A entrega dos kits do atleta será realizada no dia 4 de outubro, véspera da prova, das 9h às 18 horas, no Roraima Garden Shopping.

Últimas Postagens