- 26 de novembro de 2024
Vacinação neste sábado
O Governo do Estado, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), realizará neste sábado, dia 26, o lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. As vacinas estarão disponíveis para comercialização a partir do dia 1º de outubro atê o fim do mês.
O lançamento, promovido em parceria com a Coopercarne (Cooperativa Agropecuária de Roraima), será realizado na fazenda Aracoã, localizada na RR-325, KM 25, região do Apiaí, município de Mucajaí, a partir das 10 horas.
Na primeira etapa da campanha, realizada no mês de abril, foi vacinado 96% do rebanho do Estado. Após o término do período de vacinação a Aderr realizou uma busca ativa para garantir a vacinação assistida dos animais não vacinados durante a campanha. Estes produtores estiveram sujeitos a multas por propriedade e/ou por cabeça de gado.
Atualmente Roraima possui o status de Médio Risco para a Febre Aftosa, e a meta é alcançar, ainda nesse ano, o status de Livre da Febre Aftosa com Vacinação. Segundo o diretor de Defesa Animal da Aderr, Vicente Barreto, técnicos do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) estarão em Roraima no mês de novembro para realizar uma auditoria. “A vacinação é muito importante, pois com todo nosso rebanho imune, poderemos receber o status de livre da aftosa e assim chegaremos a outros mercados nacionais, e até mesmo ao mercado internacional. Isso só irá fortalecer a economia de Roraima”, acrescentou.
Ainda de acordo com Barreto, a meta, como sempre, é alcançar 100% do rebanho do estado nessa segunda etapa. “É importante que todos animais sejam vacinados. Do mamando ao caducando”, alertou.
VACINA
A vacina pode ser adquirida em lojas especializadas em Boa Vista e nos municípios de Rorainópolis, Alto Alegre e São João do Baliza. O custo da vacina é de aproximadamente R$ 1,80 por dose.
Após a vacinação, realizada durante o mês de outubro, os criadores devem procurar um dos 27 Escritórios de Atendimento aos Consumidores e Unidades de Defesa Agropecuária espalhados por todo o estado para notificar a vacinação até o dia 15 de novembro, portando comprovante de endereço, para que as informações sejam atualizadas durante o atendimento. “A intenção é atualizar o cadastro dos nossos produtores, e ninguém melhor que o próprio criador para prestar as informações do seu rebanho”, concluiu.