- 26 de novembro de 2024
Uma equipe da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) do Ministério da Justiça esteve reunida na tarde desta quarta-feira, dia 23, com representantes do Sistema de Segurança de Roraima para apresentar o Projeto de Expansão dos CICCs (Centros Integrados de Comando e Controle).
A reunião ocorreu na sede da Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) e foi coordenada pelo diretor de projetos da Senasp, Leonardo Ferreira, que apresentou os requisitos para execução e outros detalhes do projeto. Ele informou que o investimento desse projeto supera os R$ 300 milhões em todo o país, sendo que cada Estado receberá, em média, R$ 13 milhões.
O projeto do Governo Federal, que prevê a implantação de centros que dispõem de equipamentos para monitorar, em tempo real, as ruas das cidades e, com isso, contribuem para que agentes de segurança ajam rapidamente, caso seja necessário, também foi apresentando para a governadora Suely Campos, na noite desta última quarta-feira, dia 23. A previsão é que até 2018, todos os centros estejam implantados e em pleno funcionamento.
Todo projeto será financiado pelo Governo Federal e o Estado terá que fornecer apenas o espaço físico ou terreno para implantação. O projeto dos Centros Integrados de Comando e Controle foi implantado nos 12 estados que sediaram os jogos da Copa do Mundo de 2014 e deverá ser implantado nas outras 15 unidades da federação.
O diretor de projetos da Senasp, Leonardo Ferreira, explicou que o objetivo dos CCICs é disponibilizar recursos para que as forças de segurança trabalhem de forma integrada, não apenas em termos intermunicipais, mas também interestaduais. “Ainda estamos na etapa de diagnósticos em que as equipes estão visitando e verificando quais as dificuldades de cada estado. O projeto será o mais padrão possível, porém é necessário adequar a parte tecnológica e logística de acordo com os recursos de cada estado”, acrescentou.
Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, João Batista Campelo, o CCIC dará o suporte nas tomadas de decisões, nas ações de planejamento e de inteligência. “As forças de segurança do Estado, já vêm trabalhando de forma integrada. Com o centro, as forças de segurança da União, Estado e Municípios terão mais subsídios para atuar, tanto na segurança da Capital como das fronteiras”, destacou.
A equipe da Senasp permanecerá no estado até sexta-feira, dia 25, e irá conhecer a estruturas dos centros de tecnologia da informação já existentes, bem como, a dinâmica de atuação dos diversos órgãos envolvidos, além de outras atividades relacionadas ao projeto.
O planejamento envolve gestores da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Polícia Federal , Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, 1ª Brigada de Infantaria e Selva, Base Aérea de Boa Vista, além de Guardas Municipais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Defesa Civil entre outros setores.