- 26 de novembro de 2024
Sem teto invadem prédio da RF
Do G1 RR
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam o prédio da Receita Federal em Roraima, no Centro de Boa Vista, nesta quarta-feira (23) para reclamar sobre o corte de gastos no programa Minha Casa, Minha Vida. Apesar da ocupação, os atendimentos seguiram sem alteração. O protesto encerrou por volta de 12h15 (horário local).
Os trabalhadores iniciaram a ocupação de forma pacífica às 7h30 e foram atendidos pelo Delegado Adjunto da Receita Federal, Gerente Regional da Caixa Econômica Federal e pelo conselheiro estadual das cidades.
O conselheiro estadual das cidades e do grupo de mediação de conflito Ricardo Matos explicou que a reunião ocorre em várias cidades do Brasil. "Hoje foi feito o lançamento da pauta. Na reunião estamos esclarecendo alguns itens. Há uma receptividade da Caixa Econômica e da Receita para entender as mudanças e isso é muito bom porque facilita a negociação".
Após cerca de duas horas de reunião, a coordenadora do MTST Maria Ferraz avaliou a manifestação como positiva. "O resultado foi satisfatório porque eles receberam a nossa pauta, acrescentamos mais pontos e ele [delegado] garantiu que vai enviar agora para a [Receita Federal] nacional".
O delegado adjunto da receita Roberto Paulo da Silva Santos afirmou que a reunião serviu, principalmente, para esclarecer. "Muitas coisas eram só questão de esclarecimento, coisas que estão na lei e que já estavam sendo praticadas pela Caixa Econômica", disse.
O objetivo do ato é protestar contra o ajuste fiscal promovido pelo governo federal, principalmente os cortes de gastos com o programa social Minha Casa, Minha Vida. Segundo o movimento, cerca de 200 pessoas participam do ato. Não há policiamento no local.