00:00:00

Ação contra Suely

Nomes para Comissão até segunda-feira


O prazo para apresentação dos nomes dos deputados que devem compor a Comissão Especial destinada a apreciar a ação por crime de responsabilidade contra a governadora Suely Campos (PP), protocolada pelo Ministério Público de Contas (MPC), junto a Assembleia Legislativa de Roraima, termina na próxima segunda-feira, dia 21.
A denúncia aponta supostas irregularidades cometidas pelo Governo do Estado, como a nomeação de parentes da governadora e do marido Neudo Campos como consultor especial do Executivo. A secretária-chefe da Casa Civil, Daniele Araújo, filha de Suely Campos, também é alvo da representação.
Conforme o vice-presidente da Casa, deputado Coronel Chagas (PRTB), após a oficialização dos sete nomes pelos líderes dos blocos, o processo segue todo um trâmite formal. Ainda de acordo com Chagas, todo esse processo deve obedecer à legislação para que não torne o fato ilegal. “O prazo expira no sábado, então conta-se o primeiro dia útil que é na segunda-feira quando o presidente desta Casa receberá os sete nomes”, enfatizou.
Com os nomes definidos, o presidente apresentará em plenário a lista para conhecimento e votação dos demais deputados. Com os nomes aprovados pelos parlamentares, a Comissão Processante será encaminhada para publicação em Diário Oficial. Dada a publicidade, a Comissão terá prazo de 48 horas para promover a primeira reunião para indicação de presidente, vice-presidente e relator. “Após essa definição, os integrantes dessa Comissão terão 10 dias para fazerem um relatório para saber se essa denúncia deve ser apurada pela Assembleia, se deve ser matéria para deliberação”, explicou Chagas.
Sobre o assunto, o deputado Jorge Everton (PMDB) disse acreditar que seja cumprida a legislação para não dá margem para nenhum erro. Mesmo assim, “a Base tem feito manobras a fim de desconsiderar e desconstruir o que está sendo feito pelos órgãos de controle”, ressaltou o parlamentar ao dizer que o fato não se trata de política, mas sim de estudos e investigações levantadas por órgãos de controle em Roraima.
O Líder da Base governista na ALE-RR, Britto Bezerra (PP), explicou que esse adiamento não se trata de uma manobra política, apenas cumprimento do que dita a Legislação. “Vamos respeitar o prazo regimental”, concluiu. Caso não haja apresentação dos nomes, a Mesa Diretora da Casa terá a missão de nomear os deputados a compor a Comissão Especial.

Últimas Postagens