00:00:00

Setor Primário

Jucá tranquiliza produtores na abertura da colheita de soja.


Jucá quer áreas produtivas

Na abertura oficial da colheita da soja realizada neste sábado (12), na fazenda Vista Montanha, localizada no município de Bonfim,  o senador Romero Jucá (PMDB-RR) tranquilizou os empreendedores rurais que não vai permitir que o Governo Federal faça novas demarcações em áreas produtivas de Roraima. “Nosso estado  tem potencial para o setor agrícola é o lugar certo para investir. Não vamos permitir que demarcação da  reserva do lavrado seja feita em áreas produtivas e prejudique a geração de renda e empregos. A área do lavrado já está sendo preservada em terras indígenas”, afirmação feita pelo senador Jucá foi recebida com entusiasmo pelos produtores da soja.

Este ano a área total plantada em Roraima equivale a 25 mil hectares, que representa o dobro do que foi plantado em 2014. Os agricultores apostam em um número recorde do produto, podendo chegar a mais de 1 milhão de sacas.

A soja é o principal produto exportador de Roraima e para impulsionar a produção no estado, senador Jucá anunciou que o Ministério da Agricultura está trabalhando no Zoneamento Agrícola de Risco Climático, que é um calendário de plantio por tipo de solo e por cultivar, em cada município. O produto final é publicado em portarias no Diário Oficial da União e no site do ministério. Este estudo serve de parâmetro para que sejam liberados financiamentos.  

O senador Jucá afirmou ainda, que solicitou ao Ministério de Agricultura que Roraima saia da zona de exclusão do plantio de algodão. “Já solicitei que seja revista esta determinação e vou trabalhar para que Roraima possa produzir algodão transgênico e complete a matriz de produção”, explicou o parlamentar.

Prêmio

Durante abertura oficial da soja o senador Romero Jucá recebeu o prêmio da Comissão Organizadora da Colheita, por ter colaborado com o desenvolvimento do Agronegócio no Estado.

Últimas Postagens