- 26 de novembro de 2024
Jucá quer áreas produtivas
Na abertura oficial da colheita da soja realizada neste sábado (12), na fazenda Vista Montanha, localizada no município de Bonfim, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) tranquilizou os empreendedores rurais que não vai permitir que o Governo Federal faça novas demarcações em áreas produtivas de Roraima. “Nosso estado tem potencial para o setor agrícola é o lugar certo para investir. Não vamos permitir que demarcação da reserva do lavrado seja feita em áreas produtivas e prejudique a geração de renda e empregos. A área do lavrado já está sendo preservada em terras indígenas”, afirmação feita pelo senador Jucá foi recebida com entusiasmo pelos produtores da soja.
Este ano a área total plantada em Roraima equivale a 25 mil hectares, que representa o dobro do que foi plantado em 2014. Os agricultores apostam em um número recorde do produto, podendo chegar a mais de 1 milhão de sacas.
A soja é o principal produto exportador de Roraima e para impulsionar a produção no estado, senador Jucá anunciou que o Ministério da Agricultura está trabalhando no Zoneamento Agrícola de Risco Climático, que é um calendário de plantio por tipo de solo e por cultivar, em cada município. O produto final é publicado em portarias no Diário Oficial da União e no site do ministério. Este estudo serve de parâmetro para que sejam liberados financiamentos.
O senador Jucá afirmou ainda, que solicitou ao Ministério de Agricultura que Roraima saia da zona de exclusão do plantio de algodão. “Já solicitei que seja revista esta determinação e vou trabalhar para que Roraima possa produzir algodão transgênico e complete a matriz de produção”, explicou o parlamentar.
Prêmio
Durante abertura oficial da soja o senador Romero Jucá recebeu o prêmio da Comissão Organizadora da Colheita, por ter colaborado com o desenvolvimento do Agronegócio no Estado.