00:00:00

Brasil x Japão

“Sou mais macuxi que japonês”, diz imigrante em homenagem na ALE.


ALE homenageia imigrante Eda
 
“Sou mais macuxi que japonês”. A afirmação em tom de brincadeira partiu do empresário Tetsuo Eda, descendente de uma das seis famílias pioneiras de imigrantes japoneses que chegaram a Roraima há 60 anos.
A Assembleia Legislativa de Roraima promoveu nesta quarta-feira, 2, uma solenidade para homenagear essas famílias com a comenda Orgulho de Roraima, por conta dos 120 anos de assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. A iniciativa partiu dos deputados Masamy Eda (PMDB) e Lenir Rodrigues (PPS).
“Prefiro morrer aqui mesmo, gosto muito daqui (Roraima) e do Brasil, minha terra é aqui mesmo”, comentou Eda. Ele diz ter vindo para o estado por meio de um convite do governo brasileiro. “Na época eles foram convidados e meus pais aproveitaram, no pós-guerra, depois da segunda guerra eles vieram para cá”, explicou.
Os desafios da viagem entre os países, e a adaptação em Roraima renderiam um livro de história. “Teve muita malária na época. Naquele período não tivemos muita ajuda, meus pais sofreram muito”, disse. Tetsuo Eda lembra que as famílias imigrantes ajudaram no desenvolvimento de Roraima, sobretudo com relação ao setor hortifrutigranjeiro.
“Nós fomos pioneiros com a plantação de horta aqui, fizemos muita coisa na região do Taiano”, frisou, ao comentar o recebimento da comenda, ele foi objetivo: “É uma honra”. “Estamos aqui somando”, resumiu.
O presidente da Casa, deputado Jalser Renier (PSDC), explicou que vários estados brasileiros estão promovendo ações para celebrar a data. “O Poder Legislativo não poderia deixar de prestigiar essa relação diplomática entre Brasil e Japão e, principalmente, render homenagens a essas famílias que escolheram Roraima como opção de vida, desenhando uma história de sucesso e desenvolvimento para nossa terra”, salientou.
A solenidade na Assembleia contou com a participação de autoridades, familiares dos homenageados, dança típica e exibição de um vídeo contando um pouco da história dos imigrantes japoneses em Roraima.

 

Últimas Postagens