00:00:00

Caracaraí

Grande reforma no hospital Irmã Aquilina em Caracaraí.


Hospital será reformado

O Hospital Irmã Aquilina, localizado no município de Caracaraí, começa a passar por uma nova fase, a partir desta semana. A unidade estás sendo totalmente reformada, por isso as atividades serão transferidas para outros dois locais, na sede do município. A parte administrativa será deslocada para o prédio do TRE (anexo do cartório), localizado na praça do Centro Cívico, e a parte médica, funcionará no prédio do Corpo de Bombeiros, que fica na avenida Dr. Zanny, Centro.
No Corpo de Bombeiros funcionará o atendimento médico, com apenas os serviços de urgência e emergência. O serviço funcionará durante 24 horas. Já as atividades administrativas serão desempenhas das 7h às 18 horas, com a estrutura de Recursos Humanos, e o Same (Serviço de Arquivamento Médio e Estatística).
A reforma tem previsão para conclusão em seis meses. A obra não será de ampliação e sim de reforma na estrutura física, incluindo a parte elétrica, hidráulica, substituição do telhado, além de outros serviços. Os recursos são proveniente de convênio do Governo Federal com a Prefeitura de Caracaraí, por meio da utilização do Fundo Municipal de Saúde. Serão investidos R$ 2 milhões.
A Cgue (Coordenação Geral de Urgência e Emergência), dará o apoio técnico e logístico para a realização da mudança. “Disponibilizamos a equipe técnica para auxiliar no trabalho de retirada dos equipamentos do prédio antigo e instalação no prédio do Corpo de Bombeiros. A expectativa é que a mudança inicie na quinta-feira, 27, para que na sexta-feira todos os setores e servidores já estejam devidamente instalados para que o serviço esteja normalizado”, esclareceu a coordenadora da Cgue, Helenira Macedo.
Segundo a diretora do Hospital, Mara Carvalho Maia, durante o período de reforma não haverá internações e observações, somente serviço de estabilização do quadro clínico para possível remoção. “Todos os pacientes que atualmente estão internados serão reavaliados, e aqueles casos em que houver a necessidade de permanência em uma unidade de Saúde, serão removidos para o Hospital de Mucajaí, Jose Guedes Catão. Sabemos que haverá uma redução de pelo menos 60% nos serviços ofertados, mas queremos reforçar que durante o período de reforma continuarão sendo atendidos os casos mais graves, aqueles de urgência e emergência, incluído situações de parada cardiorrespiratória, vítimas de acidentes, entre outros”, complementou.
O Hospital Irmã Aquilina foi inaugurado há 30 anos e essa será a primeira grande reforma na estrutura física, antes foram feitos apenas reparos e ajustes de manutenção. Durante a reforma o hospital de Mucajaí contará com o apoio de duas ambulâncias para realizar as remoções, quando houver necessidade e o 6º BEC dará apoio no sentido de emprestar conteiners duplos para alojamento das equipes. “Já estamos articulando para garantir todo o suporte que a unidade de Mucajaí necessitar, para isso estamos estudando formas de pactuar com as equipes a melhor forma de atender a demanda, sem causar sobrecarga e sem deixar a população desassistida. E os conteiners servirão para alojar os profissionais de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e equipe plantonista uma vez que trabalham em regime de plantão”, reforçou Mara.

Últimas Postagens