00:00:00

Educação

Entrega de merenda escolar ocorre regularmente em todo o Estado.


Avião entrega merenda escolar

A rotina de trabalho no depósito do DAE (Departamento de Apoio ao Educando) da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), tem sido intensa no últimos meses. A equipe trabalha para distribuir a merenda regularmente nas 383 escolas do estado. Os recursos para a compra da merenda são do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar) e em contrapartida o Governo do Estado contribui com a logística para a entrega dos produtos, que são preparados nas escolas. Ao todo são 31 itens fazem parte do lote de entrega, entre alimentos não perecíveis, enlatados e congelados, além de sucos e sobremesas.
Para os locais mais próximos da Capital os alimentos são transportados via terrestre a cada 20 dias. Para atender as comunidades indígenas de difícil acesso são utilizadas duas aeronaves, viabilizadas pelo Governo do Estado para levar às escolas os alimentos aos alunos a cada 40 dias. A logística para estas localidades é cuidadosa, as rotas são definidas conforme a previsão do tempo e contato prévio com os gestores escolares por meio de radiofonia. Ainda assim, atualmente há dificuldade de entrega, em comunidades em que as escolas aderiram à greve dos professores, pois a entrega da merenda não está sendo aceita.
Na última semana, mais seis escolas indígenas da Terra Indígena Yanomami, localizadas há cerca de 300 KM de Boa Vista, foram contempladas: escola estadual Índígena Yanomami Halikatou, escola estadual Indígena Hokoma, escola estadual Indígena Palimatheli, escola estadual Indígena Yanommami Alto Mucajaí (Alto Alegre), escola estadual Indígena Yanomami Koraxira e escola estadual Indígena Nova Sicacabi.
Nas refeições de escolas indígenas o cardápio é diferenciado e tudo é acompanhado por uma nutricionista. O diretor do Departamento de Apoio ao Educando, Maxuel Monteiro Ferreira, explica que a quantidade de alimentos enviados para a merenda é definido conforme o número de alunos, verificado nos dados do Censo Escolar. “Nós fazer a per capta por aluno. Temos o direcionamento do nutricionista para garantir alimentação saudável para os alunos. O nosso estoque garante a distribuição às escolas até março do ano que vem”, explicou Ferreira.

 

Últimas Postagens