- 26 de novembro de 2024
O auditório do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) foi palco, nesse sábado e domingo, dias 29 e 30, da 3ª Conferência Municipal da Juventude de Boa Vista. Participaram do encontro, representantes governamentais e da sociedade civil. Mais de 120 jovens participaram das discussões que se estenderam até a noite do domingo, quando foram selecionadas as propostas a serem levadas para a etapa estadual.
Com o tema: 'As várias formas de mudar Roraima', o Governo do Estado, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) está apoiando os municípios na realização de suas conferências para que estas possam participar da Conferência Estadual, que será realizada de 28 a 30 de outubro.
Durante o evento, foram votadas 66 propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos em âmbito municipal, estadual e federal. São 11 eixos temáticos: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil, Direito à Saúde, Educação, Cultura, Segurança Pública, Sustentabilidade e Meio Ambiente, à Diversidade e à Igualdade, Território e à Mobilidade, à Profissionalização ao Trabalho e à Renda, Desporto e Lazer, assegurados no Estatuto da Juventude.
O Governo de Roraima convocou a Conferência Estadual da Juventude e a Comissão Organizadora conta com representantes de seis secretarias estaduais e seis representantes de organizações juvenis da sociedade civil. O primeiro município a realizar a sua conferência, foi Bonfim, no último dia 27.
“Os 11 eixos serão debatidos para então, “criar as propostas que serão levadas à Conferência Estadual, ocasião em que será criado o Plano Estadual de Políticas Públicas de Juventude para apresentar à governadora Suely Campos”, disse o representante da Setrabes na CIB, Ronildo Rodrigues.
Rodrigues afirmou que a conferência é um espaço e o reconhecimento de que é necessário ouvir a juventude para poder criar as políticas públicas. “O melhor meio de se caminhar nas políticas da juventude é chamando os jovens para dizer o que precisa ser feito. A participação dos jovens é fundamental nesse processo, dizendo quais são as suas necessidades e de que forma o governo pode construir essas políticas. Essa é a ideia das conferências: mostrar os problemas e sugerir soluções. Criar propostas e ajudar a executar”, pontuou.
Um representante da comissão vai até os municípios para colaborar ajudando na realização das conferências que vão ocorrer até o dia 7 de setembro. “O Governo do Estado está apoiando mandando um representante da comissão aos municípios para assessorar as prefeituras na organização e realização do evento. “Em todos os municípios o Estado vai estar presente”, garantiu.
CRONOGRAMA
O calendário para a realização das conferências foi definido na última reunião da CIB. No dia 1º e 2 de setembro, a conferência será realizada nos municípios de Caracaraí e Mucajaí, e ainda em Normandia, dia 1º e no Amajari, dia 2. Em Alto Alegre, no dia 3, Iracema, Cantá e Rorainópolis, no dia 4 de setembro. Caroebe, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã, ainda vão definir a data para a realização das suas conferências.
A estudante Stefany Mambarú Rocha, que representa a Setrabes no evento, lembrou que o governo vive um novo momento, uma nova gestão. “Então, é necessário que se elabore um novo plano estadual de políticas públicas para a juventude e a partir do ano que vem, o Rede Juventude já estará funcionando. Estamos trabalhando para que a juventude possa entrar em atividade, e que o governo possa elaborar essas políticas para a juventude”, destacou.
Ela explicou que as Setrabes está dando estrutura para os municípios com material, disponibilizando um palestrante em todos os municípios para que realizem suas conferências. “Roraima será um dos único estado brasileiro a realizar conferência em todos os municípios. Isso é honroso para o Estado, porque vemos o interesse da juventude de mudar”, garantiu que a juventude roraimense está participando e propondo soluções. “O governo está colaborando para que essas politicas aconteçam e está dando oportunidade para a juventude”, concluiu a estudante que foi jovem senadora em 2012 e e deputada em 2014 pelo Parlamento Jovem.
CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE
A 3ª Conferência Nacional de Juventude, que traz como tema: 'As várias formas de mudar o Brasil' é um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil. É um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude.
O objetivo da 3ª Conferência é atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito. As propostas e resoluções da etapa nacional servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude. A etapa nacional, acontecerá em Brasília, no mês de dezembro.