00:00:00

Japoneses

Famílias japonesas serão homenageadas pela Assembleia Legislativa.


Famílias japonesas homenageadas 
 
Famílias japonesas que há 60 anos escolheram Roraima como opção de qualidade de vida, crescimento econômico e cultural serão homenageadas, na próxima quarta-feira, 2, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Nesse dia, às 10h, serão celebrados os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e Japão.
Na programação consta a apresentação da dança típica japonesa, que será apresentada por Joana Nakashima. A dança é composta por movimentos que simulam o comportamento humano e as emoções do ser. Antigamente era artifício de cerimônia religiosa. Também haverá entrega da Comenda de Orgulho de Roraima aos membros das famílias pioneiras, como a do deputado estadual Masamy Eda (PMDB), que está em Roraima desde 1955.
Para Elizabeth Mite Sukuda, membro da Associação Nipobrasileira de Roraima (ANIRR), essa homenagem da Assembleia reconhece as histórias de superação das famílias japonesas no Estado. “São histórias de adaptação com o clima, com a nova vida”, ressaltou.
Segundo ela, esses 120 anos representam um marco inicial para os dois países. “Hoje, no Brasil, representamos a maior comunidade imigrante que habita o País”, refletiu. Sobre Roraima, o ano de 2015 representa seis décadas de acolhimento. “É um ano importante para nossa comunidade em Roraima e por isso ficamos honrados com esse reconhecimento às nossas famílias”. Atualmente vivem no Estado 600 descendentes de nissei, sansei e yonsei.
CULTURA 
Em fevereiro deste ano a Assembleia Legislativa recebeu a exposição de fotos e calendários japoneses, com palestras e palestras gratuitas.

Últimas Postagens