00:00:00

14 de Junho

Criado Dia do Doador de sangue em Roraima.


Roraima tem o dia do doador

Considerado um passo importante para as políticas sobre a doação de sangue no Estado, o Hemoraima (Hemocentro de Roraima), conta agora aprovação do Projeto de Lei, no Legislativo Estadual, que institui o dia 14 de junho como o Dia Estadual do Doador de Sangue. O projeto segue agora para sanção governamental.
Para a diretora do Hemoraima, Gabrielle Duarte, a medida é extremamente positiva, pois em comemoração a esta data, a unidade vai aderir à campanha nacional “Junho Vermelho”, que ocorre em várias cidades brasileiras. Ela disse que neste período do ano, as doações diminuem em Roraima, por ser véspera de férias, entre outros fatores. “Ter o Dia Estadual do Doador de Sangue reforçará a programação desta campanha”, complementou.
Toda a programação para comemorar a data em 2016 já começou a ser planejada na unidade. A ideia é que o mês inteiro seja feita uma grande mobilização no Estado para que o estoque do banco de sangue possa ser mantido regular durante o período. Atualmente o Hemocentro conta oficialmente com cerca de 11 mil doadores fidelizados em Roraima, no entanto, grande parte não doa com a frequencia indicada.
“Não apenas para o Hemocentro, mas para todo o estado, a instituição da data deve ser comemorada, porque reforça as ações que a unidade já realiza, promovendo a sensibilização da população para o hábito de doar sangue”, ressaltou Gabrielle.
O Hemocentro trabalha e depende muito da solidariedade das pessoas. A diretora explica que a unidade é responsável pela coleta, armazenamento e distribuição do sangue, porém este sangue precisa chegar à unidade por meio de doação voluntária. “O ano inteiro nós realizamos campanhas para convocar os doadores regulares e também para sensibilizar a sociedade para a importância que tem o ato de doar sangue”, disse, ao destacar que o gesto é um ato de amor ao próximo e que pode salvar vidas.
DOADOR 
Para quem deseja ser um doador de sangue, basta ser saudável e ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais. Os doadores devem pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. É preciso ter uma boa noite de sono e no dia da doação tomar um café da manhã reforçado. Também é necessário levar documentos com foto para que a doação seja oficializada.
O horário de funcionamento do Hemoraima (Hemocentro de Roraima), localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, número 3.418, bairro Aeroporto, é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda sexta-feira.

Últimas Postagens